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Página inicial > Geral > Geral > Perguntas e respostas sobre a adoção da Estratégia de Ensino Flexível no Campus Serra
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No dia 23 de Julho de 2021 o Conselho Superior do Ifes aprovou a Resolução nº 36 que determinou o início do ensino flexível no Ifes a partir do mês de outubro de 2021.

A Portaria nº 1191 de 22 de Julho de 2021  aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão estabeleceu as diretrizes para a oferta das atividades acadêmicas letivas referente ao ano letivo de 2021, por meio da utilização da estratégia de ensino flexível.

O presente documento apresenta por meio de perguntas e respostas informações sobre a forma como o Campus Serra se organizou para iniciar essa etapa caracterizada por um retorno gradual e seguro de atividades presenciais.

1. O que é a Estratégia de Ensino Flexível?
É uma estratégia excepcional que utiliza a conjugação de Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs) e Presenciais como forma de possibilitar o retorno seguro das atividades com a presença dos estudantes no Campus.

2. Quando começa a estratégia flexível no Campus Serra?
Junto com o início do 2º Semestre letivo, para os cursos semestrais e terceiro bimestre para os cursos anuais. A primeira semana será utilizada para recebimento e organização das autorizações para o retorno aos momentos presenciais, de modo que as atividades práticas presenciais se iniciam a partir do dia 04/10/2021 e variam de acordo com o planejamento de cada curso.

3. Como o Campus Serra vai operacionalizar a estratégia de Ensino Flexível?
A partir da análise dos possíveis cenários, considerando as características do Campus e com a participação da comunidade escolar ficou estabelecido pela oferta presencial de disciplinas de natureza prática organizadas e definidas pelas coordenadorias de cursos e áreas. As demais disciplinas iniciarão a oferta por meio de APNPs.

A oferta presencial prevista para 2021/2 será continuamente avaliada, levando em consideração a conjuntura e as orientações e normatizações dos órgãos superiores competentes de modo a aperfeiçoar, readequar e/ou ampliar a oferta.

No caso dos cursos de Pós-Graduação as atividades presenciais estão sendo organizadas pela PRPPG junto com a Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Campus e Colegiados dos Cursos/Programas.

4. Quais disciplinas terão atividades práticas presenciais? E os horários?
Os horários foram reorganizados de modo a viabilizar a conjugação de atividades presenciais e não presenciais, seja pelos discentes, seja pelos docentes.

Confira as disciplinas em que haverá atividades práticas presenciais, os dias, horários e locais estabelecidos acessando os horários dos cursos. Os horários de aula com o número da sala e laboratórios indicam as atividades presenciais. Estão disponíveis na área de estudante.

5. O que o estudante deve fazer para confirmar ou não sua participação nas atividades presenciais?
Os estudantes matriculados em alguma disciplina com atividades presenciais, ou seus responsáveis legais devem preencher o formulário eletrônico, que consta como anexo da Portaria nº1191 de 22 de julho de 2021. O preenchimento deve ser feito até o dia 15 de outubro.

Os estudantes receberão essas orientações pelo sistema acadêmico e devem ficar atentos às mensagens do sistema e ao e-mail cadastrado.

6. Qual o papel da comissão do protocolo de retorno, como ela é composta e o que foi feito até o momento?
A Comissão local de Protocolo de Segurança de retorno às atividades presenciais tem por objetivo estabelecer diretrizes específicas e orientar sobre as condutas preventivas e de adequação estrutural para o uso dos ambientes acadêmicos e administrativos.

O Campus Serra constituiu sua comissão em 9 de julho de 2020 por meio da portaria 141, e é formada por uma equipe multidisciplinar.

A Comissão do Protocolo de Retorno do Campus Serra trabalha de forma integrada, com base em evidências técnicas, orientações e protocolos publicados por órgãos governamentais:

Protocolo da Rede Federal

Protocolo do Ifes

Notas Técnicas SESA

7. Já existe uma avaliação do número de alunos por laboratórios ou salas de aulas no Campus?
Sim. A comissão do protocolo de retorno já demarcou todos os ambientes letivos (laboratórios e salas de aulas), indicados pelos coordenadores de curso e área. A capacidade de cada espaço acadêmico pode ser consultada aqui.

Sempre que a coordenação do curso ou de área desejar orientações ou nova delimitação dos espaços, pode acionar a comissão local.

8. O laboratório de informática também retorna, certo?
Sim, todos os laboratórios do Campus (incluindo os de informática) podem funcionar com controle da quantidade de pessoas permitidas por ambiente.

9. Dentro do mesmo turno, duas turmas podem ter aula no mesmo laboratório?
O Protocolo de biossegurança para retorno das atividades nas Instituições Federais de Ensino recomenda manter a limpeza e desinfecção de equipamentos e maquinários coletivos após a utilização por usuário nos cenários de práticas; manter a limpeza e desinfecção dos laboratórios a cada 2 horas e manter a limpeza das salas a cada troca de turma.

O protocolo de retorno do Ifes recomenda restringir o deslocamento dos discentes, entre mudanças de disciplinas, orientando pela mobilidade do professor. A partir da avaliação dessas recomendações e das condições do contrato terceirizado de limpeza, a comissão do protocolo de retorno indicou pelo uso contínuo do espaço pela mesma turma, no mesmo turno.

A organização e realização das atividades práticas de laboratório devem considerar portanto que a limpeza e desinfecção ocorrerá nas trocas de turno, e duas turmas não devem ter aulas no mesmo laboratório, no mesmo turno.

10. Os estudantes ou professores podem fazer a limpeza do ambiente?
Estudantes e professores não podem fazer limpeza dos ambientes. Os contratados para limpeza recebem treinamento, insumos e equipamentos adequados para tal atividade.

11. Haverá limpeza dos ambientes no meio de um turno?
Não. O Estudo Técnico Preliminar que culminou com a contratação do serviço terceirizado de limpeza considerou a frequência de 3 limpezas diárias em laboratórios e salas de aulas, entre turnos.

12. O Campus treinou a equipe de limpeza (terceirizada) ou solicitou o treinamento à empresa contratada?
Sim, as equipes terceirizadas que atuam na limpeza e conservação do Campus receberam treinamento da empresa para a adoção de práticas para combate à proliferação do contágio do coronavírus e outras doenças. O treinamento foi promovido pela empresa de limpeza que presta serviço ao Campus, sob a supervisão da Comissão do Protocolo de Retorno.

13. No retorno das atividades práticas, os inspetores de alunos ficarão com a função de fiscalizar, evitando-se as aglomerações?
A responsabilidade é individual e de todos. Cabe ao servidor e ao estudante cumprir o estabelecido pelas normas institucionais e das autoridades sanitárias. Todos os servidores devem contribuir com o processo de orientação aos estudantes, inclusive os inspetores.

14. Haverá distribuição de EPI?
Para estudantes, nos laboratórios em que for necessário, estão disponíveis escudos faciais (face shields, para uso no ambiente, que devem ser higienizados antes e depois de cada uso. Os escudos ficam no laboratório.

Servidores que executam atividades de risco biológico ou que têm a necessidade de proximidade, como cuidadores e ledores, terão EPI fornecido pelo Campus.

15. Os alunos receberão máscaras pff2?
Não haverá distribuição de máscaras para estudantes. A orientação para todos os frequentadores do Campus é ter consigo mais de uma máscara para troca a cada duas horas (máscara de tecido ou cirúrgica), e em caso de utilização de máscara PFF2, não será necessário a troca.

16. Haverá funcionamento do refeitório/cantina?
A cantina e o restaurante não estarão funcionando.

A orientação é que tragam lanche e também garrafinha ou copo para utilização do bebedouro.

17. Há orientações nos banheiros?
Sim, bem como nos demais espaços do Campus.

18. E no caso de discentes que fazem parte do grupo de risco e estão matriculados em disciplinas com atividades presenciais?
O artigo 7º da portaria 1191/2021 assegura o direito aos estudos por meio do atendimento domiciliar.

19. Os docentes trabalharão presencial com rodízio? As aulas e atividades presenciais serão planejadas para permitir esse rodízio?
Para a estratégia de ensino flexível definida pelo Campus, a partir de outubro, os docentes envolvidos nas atividades práticas presenciais estabelecidas pelas coordenadorias de curso trabalharão na forma presencial. Os horários serão reorganizados de modo a viabilizar a conjugação de atividades presenciais e APNPs.

20. O Campus realizou alguma pesquisa com servidores sobre a vacinação? Ou tem a informação de quantas pessoas foram imunizadas com a primeira dose e com a segunda dose?
Todos os servidores da instituição, incluindo os terceirizados e estagiários, tiveram a oportunidade de se vacinar no grupo de trabalhadores da Educação, com o fornecimento de declaração. Cabe lembrar que tomar a vacina é uma decisão individual e não é possível obrigar a apresentação dos comprovantes de vacinação contra Covid.

A CASS (Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor) do Ifes, realizou um levantamento sobre os impactos da pandemia na saúde dos servidores, cuja participação na pesquisa foi voluntária.

21. O Campus realizou alguma pesquisa com os servidores para saber se se contraíram a Covid, se foram hospitalizados em virtude da doença, se algum parente faleceu em virtude da mesma, ou sobre condições psico/emocionais dos servidores para o retorno?
A CASS (Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor), da reitoria do Ifes, realizou um levantamento sobre os impactos da pandemia na saúde dos servidores, cuja participação na pesquisa foi voluntária.

22. O Campus tem informações a respeito da vacinação de terceirizados?
Os trabalhadores terceirizados e estagiários, tiveram a oportunidade de se vacinar no grupo de trabalhadores da Educação, com o fornecimento de declaração impressa e assinada. Também tiveram suporte de servidores para o agendamento da vacina. Cabe lembrar que tomar a vacina é uma decisão individual e não é possível obrigar a apresentação dos comprovantes de vacinação contra Covid.

23. Os servidores que utilizam transporte público receberão tratamento diferenciado para o trabalho presencial?
Os cuidados individuais de prevenção devem ser adotados por todas as pessoas, dentro e fora da instituição.

24. Os servidores que fazem parte do grupo de risco receberão tratamento diferenciado para o trabalho presencial?
A qualquer tempo, de acordo com a necessidade do serviço, os servidores em trabalho remoto poderão ser solicitados a retornar ao trabalho presencial (Art. 8º. IN 109)

O revezamento ou jornadas em turnos alternados foram adotados como medida de prevenção e cautela. Cada caso, se necessário, deve ser conduzido pela chefia imediata com apoio da Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (Cass) para providências quanto ao amparo legal para a continuidade em atividade remota.

25. O que fazer em caso de suspeita de Covid-19?
As orientações encontram-se detalhadas no Guia produzido pela comissão do protocolo de retorno do Ifes.

O indivíduo com suspeita não deve comparecer ao Campus. Deve procurar o serviço de saúde externo, público ou privado, para investigação diagnóstica e tratamento.

Caso esteja no Campus, deve se dirigir até o posto ambulatorial para receber orientações. Para casos confirmados, os estudantes devem encaminhar o atestado por e-mail para o setor pedagógico: pedagogia.serra@ifes.edu.br, e os servidores encaminhar para a Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor -CASS: cas.rei@ifes.edu.br, comunicando também sua chefia imediata.

O Campus adotará as medidas de proteção adequadas relacionadas ao rastreamento, contatos telefônicos e/ou suspensão de atividades presenciais da(s) turma(s) ou grupos de pessoas.

26. Quais canais de comunicação podem ser utilizados para questões relativas ao acompanhamento do retorno presencial?
Os canais institucionais de comunicação que são da competência da gestão, como o site institucional, newsletters semanais, murais e mídias sociais (Facebook e Instagram).

A principal e legal forma de comunicação entre chefias e equipes é o e-mail institucional. As reuniões de equipe também são espaços de informação, orientação e solicitações.

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