Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Aluno do campus Serra tem trabalho aceito em evento internacional de Ciências Forenses

Publicado: Terça, 11 de Abril de 2017, 13h47 | Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2017, 14h05

O trabalho de Lucas Caetano Possatti foi aprovado no InterFORENSICS 2017.

O aluno egresso do curso de Sistemas de Informação do campus Serra, Lucas Caetano Possatti, teve trabalho aceito no evento InterFORENSICS 2017. O trabalho intitulado "Análise Comparativa de Ferramentas de Esteganálise em Estego-Imagens com Texto Embutido", aborda um estudo comparativo da eficiência de alguns sistemas de esteganálise especializados em detectar esteganografia LSB.

 
Os professores do campus Serra, Gilberto Sudré, Leandro Colombi, Jefferson Andrade e Karin Komati, são coautores do trabalho. Durante o evento, o professor do Campus, Gilberto Sudré, também ministrará uma palestra sobre análise forense no contexto da Internet das Coisas (IoT), além de estar na tarde de autógrafos como um dos autores do livro "Tratado de Computação Forense".
 
A InterFORENSICS 2017 é a conferência realizada pela Academia Brasileira de Ciências Forenses e pela Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. O evento será realizada de 23 a 25 de maio em Brasília e contará com diversos profissionais como peritos criminais, médicos-legistas, demais policiais civis e federais, juízes, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, pesquisadores e estudantes das diversas áreas das ciências forenses. Considerado o maior evento integrado de Ciências Forenses da América Latina.
 
Conheça um pouco mais sobre o trabalho de Lucas:
A esteganografia é uma técnica para ocultar uma mensagem secreta em uma mensagem de cobertura, por exemplo, ao esconder uma mensagem textual em uma imagem (denominada de estego-imagem). Um dos grandes problemas da esteganografia é o seu uso ilegítimo, tal como o caso de ocultamento de imagens de pornografia infantil em imagens que parecem inocentes. Em contrapartida à esteganografia, existe a esteganálise, que é o estudo que busca detectar mensagens que foram escondidas através da esteganografia. No trabalho intitulado "Análise Comparativa de Ferramentas de Esteganálise em Estego-Imagens com Texto Embutido", faz-se um estudo comparativo da eficiência de alguns sistemas de esteganálise especializados em detectar esteganografia LSB. As ferramentas de esteganálise selecionadas foram: Chi-Square, RS Analysis, Primary Sets e Sample Pair, além de um método próprio de fusão de dados dos quatro métodos citados da ferramenta StegExpose.
 
Para mais informações sobre o evento acesse o site: http://interforensics.com
registrado em:
Fim do conteúdo da página