Página inicial > Notícias > Alunos do Mestrado do campus Serra apresentam trabalhos no 30th Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI 2017)

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 13h42 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 12h26

O SIBGRAPI é um evento internacional e anual, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Dois alunos do Mestrado em Engenharia de Controle e Automação do Campus Serra, Wdnei Paixão e Renan Botan, tiveram trabalhos aceitos e apresentados no evento 30th Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI 2017). O SIBGRAPI é um evento internacional e anual, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e acontece desde 1997. Esta 30ª edição aconteceu no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, Rio de Janeiro, entre os dias 17 a 20 de outubro.

O trabalho do Wdnei intitulado "Reconhecimento de Expressões Faciais Aplicada à Análise de Vídeos com Reações Espontâneas usando SVM com resposta Probabilística" é orientado pelos professores Karin Komati e Flávio Garcia Pereira e apresenta uma proposta de um sistema para o reconhecimento automatizado de emoções faciais em vídeo que contém gravações das reações de espectadores de forma espontânea. A abordagem proposta utiliza uma variação do classificador Maquinas de Vetores de Suporte (SVM) com saídas em valores de probabilidade a posteriori e o método Histograma de Gradientes Orientados (HoG) como extrator de características. Para o treinamento, utilizou-se a base de imagens Radboud Face Database (RaFD). Os resultados apresentados mostram a viabilidade da utilização em meios de comunicação para avaliação de humor da audiência em termos quantitativos de probabilidade em relação ao tempo.

O trabalho do aluno Renan intitulado "Implementation of an Image Stitching Algorithm to a Low-Cost Digital Microscope" foi resultado de um trabalho conjunto com da professora Karin Komati com o professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Klaus Fabian Côco. O trabalho propõe uma abordagem de implementação de um algoritmo feature-based capturados por um MicroScanner, de baixo cutso criado pela empresa Mogai Tecnologia. A partir da sequência de imagens é gerada uma imagem mosaico confiável, mantendo a qualidade original das imagens. O sistema, desenvolvido em C++ com a biblioteca OpenCV, resolve um problema de trade-off entre o campo de visão e a resolução, e apresenta baixo tempo computacional quando comprados com trabalhos correlatos.

Para mais informações sobre o evento acesse o site do CSBC 2017 : http://sibgrapi2017.ic.uff.br/

WhatsApp Image 2017 10 20 at 18.31.47