Página inicial > Notícias > Campus Serra realiza aula inaugural do projeto Mulheres na Ciência

Campus Serra realiza aula inaugural do projeto Mulheres na Ciência

Publicado: Sexta, 04 de Mai de 2018, 08h51 | Última atualização em Sexta, 04 de Mai de 2018, 08h56

Foi realizada no dia 23 de abril, no auditório do campus Serra, a aula inaugural do projeto Mulheres na Ciência. O evento contou com a participação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Silvio Egito Sobrinho”, representa pelo diretor, professor Cloves José Ramos Mendonça Martins Fidelis, e pela professora  Rosimary Aliprandi Ribeiro. Também participou do evento a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Marinete de Souza Lira”, professora Graziely Ameixa Siqueira dos Santos. Além desses, estavam presentes as pedagogas das escolas e a representante da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Carapina, Ziza Beatriz Festa.

Serão contempladas pelo projeto 18 alunas de 2 escolas públicas estaduais parceiras, localizadas no município de Serra. Durante o curso serão ministrados estudos de programação na linguagem Python, preparação para olimpíadas de matemática e física e aprendizado da língua inglesa por meio do software Wolfram Mathematica. As aulas acontecerão  no laboratório 208 e sala 108 do campus Serra, as terças e sextas-feiras, de 13:30 às 17:00.

Além dos servidores envolvidos, o projeto conta com a participação de monitoras voluntárias discentes do Campus. Os professores Bruno Ramos Gonzaga e Giordana dos Santos Sperandio, são os responsáveis pela organização do projeto no Campus.

De acordo com a coordenadora do projeto, Giordana Sperandio, busca-se com a ação a observância ao objetivo 5 da agenda ONU 2015-2030, que aponta para o alcance a igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas. Segundo a Unesco, a marginalização das mulheres na ciência ameaça o cumprimento dessa agenda. "O nosso objetivo, portanto, é oportunizar às meninas o uso de tecnologias de base e língua inglesa, para encorajar a participação das mulheres na ciência, promovendo o empoderamento das mulheres e a transformação da nossa realidade social", afirmou a coordenadora do projeto, professora Giordana.

Servidores membros do projeto:
    • Profª Alessandra Aguiar Vilarinho
    • Profª Giordana dos Santos Sperandio