Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para mais de mil vagas em cursos técnicos no Ifes

Inscrições abertas para mais de mil vagas em cursos técnicos no Ifes

Publicado: Terça, 08 de Mai de 2018, 10h59 | Última atualização em Terça, 08 de Mai de 2018, 11h15

Editais trazem oportunidades para quem já concluiu ou está cursando o Ensino Médio em outras instituições; e para quem tem mais de 18 anos e ainda não completou o Ensino Médio.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou, nesta segunda-feira (7), dois editais para seleção de estudantes de cursos técnicos concomitantes e subsequentes (PS 33/2018) e de cursos técnicos integrados e de qualificação profissional, na modalidade de educação de jovens e adultos (PS 34/2018). As inscrições já estão abertas. Ao todo, são 1.172 vagas, distribuídas em 32 cursos, e em 12 campi da instituição, que estão localizados de norte a sul do Estado.

Metade das vagas são reservadas para ações afirmativas e serão preenchidas por candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Acesse o infográfico e entenda todas as possibilidades de ações afirmativas no Ifes. O processo de seleção para os dois editais inclui provas objetivas, que serão aplicadas no dia 24 de junho. Os candidatos também devem ficar atentos à documentação necessária para inscrição e para fazer as provas.

Podem se inscrever para os cursos técnicos concomitantes do PS 33/2018 pessoas que estejam cursando o Ensino Médio em outras instituições ou que já tenham concluído; já para os subsequentes, é exigido que o candidato já tenha concluído o Ensino Médio. Há vagas em 23 cursos nos campi Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

Para o PS 34/2018, há oportunidades para quem tem mais de 18 anos, tem o Ensino Fundamental completo, mas ainda não terminou o Ensino Médio. Nesse edital, são quatro cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e dois de qualificação profissional nos campi Santa Teresa, Serra e Vitória. Os candidatos aprovados ingressam na instituição já no segundo semestre deste ano. Todos os cursos do Ifes são gratuitos.

Dúvidas podem ser esclarecidas com a comissão responsável pelos processos seletivos, pelo telefone (27) 3323-4170 ou pelo e-mail processoseletivo@ifes.edu.br.

Veja mais informações sobre os editais:

PS 33/2018 – Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes

Inscrições: até 1° de junho, pela internet.
Taxa de inscrição: R$ 68.
Solicitação de isenção de taxa: até 25 de maio. Podem solicitar a isenção do pagamento de taxa:
- No caso dos cursos concomitantes: candidatos que tenham feito as duas últimas séries do Ensino Fundamental em escolas públicas.
- No caso dos cursos subsequentes: candidatos que tenham feito as duas últimas séries do Ensino Médio em escolas públicas.
Nos dois casos, alunos bolsistas de escolas particulares, em função de carência socioeconômica, também podem solicitar.

Provas objetivas: 24 de junho, das 14h às 18h.

Resultado final: 13 de julho.

Cursos e Vagas:

Campus Aracruz

Técnico em Mecânica – Concomitante (40 vagas – noturno)

Campus Barra de São Francisco

Técnico em Administração – Concomitante (40 vagas – noturno)

Campus Cachoeiro de Itapemirim

Técnico em Eletromecânica – Concomitante (36 vagas – noturno)

Técnico em Informática – Concomitantes (36 vagas – noturno)

Técnico em Mineração – Concomitante (36 vagas – noturno)

Campus Cariacica

Técnico em Logística – Concomitante (72 vagas – noturno)
Técnico em Portos – Concomitante (36 vagas – noturno)

Campus Colatina

Técnico em Edificações – Concomitante (32 vagas – noturno)

Campus Guarapari

Técnico em Administração – Concomitante (36 vagas – noturno)

Técnico em Eletrotécnica – Concomitante (36 vagas – noturno)

Campus Linhares

Técnico em Administração – Concomitante (36 vagas – noturno)

Campus São Mateus

Técnico em Eletrotécnica – Concomitante (32 vagas – noturno)

Técnico em Mecânica – Concomitante (32 vagas – noturno)

Campus Serra

Técnico em Informática – Concomitante (40 vagas – noturno)

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – (32 vagas – noturno)

Técnico em Automação Industrial – Concomitante (32 vagas – noturno)

Campus Vila Velha

Técnico em Química – Concomitante (40 vagas – noturno)

Técnico em Química – Concomitante (40 vagas – vespertino)

Campus Vitória

Técnico em Eletrotécnica – Concomitante (32 vagas – noturno)

Técnico em Estradas – Concomitante Noturno (24 vagas – noturno)

Técnico em Mecânica – Concomitante Vespertino (36 vagas – vespertino)

Técnico em Mecânica – Concomitante Noturno (36 vagas – noturno)

Técnico em Metalurgia – Concomitante Vespertino (32 vagas – vespertino)

Técnico em Geoprocessamento – Subsequente Noturno (40 vagas – noturno)

Técnico em Segurança do Trabalho – Subsequente Noturno (40 vagas – noturno)

Técnico em Edificações – Subsequente Matutino (36 vagas – matutino)

Acesse a página no PS 33/2018.

PS 34/2018 – Cursos Técnicos Integrados e Qualificação Profissional – Proeja

Inscrições gratuitas: até 30 de maio, presencialmente, no campus do curso de interesse.

Provas objetivas: 24 de junho, das 14h às 18h (apenas para os cursos dos campi Serra e Vitória). O processo seletivo ainda conta com palestras informativas e análise socioeducacional. Para o Campus Santa Teresa há apenas a palestra informativa e a análise socioeducacional.

Resultado final: 9 de julho.

Cursos e Vagas:

Campus Santa Teresa

Técnico em Agroindústria (32 vagas – noturno)

Campus Serra

Qualificação Profissional em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (40 vagas – noturno)

Campus Vitória

Técnico em Guia de Turismo (40 vagas – noturno)

Técnico em Metalurgia (40 vagas – noturno)

Técnico em Segurança do Trabalho (40 vagas – vespertino)
Qualificação Profissional em Cadista para a Construção Civil (20 vagas – noturno)

Acesse a página no PS 34/2018.