Página inicial > Notícias > Ifes ofertará 1798 vagas em cursos de graduação pelo Sisu

Ifes ofertará 1798 vagas em cursos de graduação pelo Sisu

Publicado: Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 10h18 | Última atualização em Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 10h33

Há vagas em 20 campi da instituição. Inscrições acontecem entre 22 e 25 de janeiro.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou nesta quarta-feira (19) o edital interno com o detalhamento dos cursos de graduação e respectivas vagas que serão ofertadas pela instituição no primeiro processo seletivo do Sisu de 2019. Ao todo são 1798 vagas em 47 cursos de graduação, entre bacharelados, licenciaturas e cursos de tecnologia.

Os cursos são gratuitos e as oportunidades são para os campi de Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Centro Serrano, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Há cinco cursos novos neste edital: Biomedicina e Pedagogia, no Campus Vila Velha; Administração, no Campus Centro-Serrano, Engenharia Civil, no Campus Nova Venécia; e Letras/Língua Portuguesa, em Venda Nova do Imigrante.

As inscrições são gratuitas e acontecem entre 22 e 25 de janeiro, em http://sisu.mec.gov.br. Para ingresso nos cursos de graduação ofertados pelo Ifes, é necessário que o candidato seja portador de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, e que tenha realizado o Enem 2018, incluindo a prova de redação deste exame, na qual deve ter obtido nota maior que zero.

O Sisu é o sistema informatizado gerenciado pelo MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo, levando em conta a nota no exame.

Reserva de vagas
Do total das vagas ofertadas, 50% são reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. As vagas reservadas à inclusão social por sistema de cotas serão subdivididas da seguinte forma: metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita, e metade para estudantes de escolas públicas sem a necessidade de comprovação de renda.

Para ambas as ações, parte das vagas será reservada a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e a outra parte das vagas será reservada para candidatos que se autodeclararem por outras etnias. Dentro de cada uma dessas categorias, parte das vagas será reservada a pessoas com deficiência.

Acesse o edital

Veja os cursos e vagas:

Campus de Alegre
Engenharia de Aquicultura – 40 vagas
Licenciatura em Ciências Biológicas – 40 vagas
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 40 vagas
Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura – 40 vagas

Campus Aracruz