Página inicial > Notícias > Aluna do Campus Serra do Ifes representará o ES no 1º Torneio Meninas na Matemática

Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2019, 14h08 | Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2019, 14h09

A aluna do 2º ano do curso técnico de Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio e também aluna do Programa de Iniciação Científica Júnior da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (PIC – Obmep) do pólo do Campus Serra do Ifes, Yana Regina Confessor Machado, será uma das duas alunas de ensino médio a representar o estado do Espírito Santo no 1º Torneio Meninas na Matemática. Ela foi selecionada pela Coordenação da Obmep no ES devido ao seu desempenho na primeira fase da Olimpíada deste ano e às suas notas no PIC.

O torneio Meninas na Matemática (TM²) é uma competição dirigida exclusivamente para participantes do sexo feminino e têm objetivos de incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, aumentar a representatividade feminina em competições nacionais e internacionais e promover maior participação de alunas em treinamentos olímpicos.

Essa é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e patrocínio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Este será o primeiro teste de seleção das quatro alunas que representarão o Brasil na Olimpíada Europeia Feminina de Matemática (EGMO), na Holanda, em 2020. As estudantes farão a prova no dia 17 de outubro, em locais definidos pelas coordenações regionais do torneio, e terão quatro horas e 30 minutos para resolver cinco questões discursivas. A previsão é que os resultados sejam divulgados até dezembro de 2019. As ganhadoras receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa.

Mais informações no site www.tm2.org.br.