Página inicial > Notícias > Alunos do Campus Serra participam da competição nacional de foguetes e da OBA

Alunos do Campus Serra participam da competição nacional de foguetes e da OBA

Publicado: Quinta, 23 de Mai de 2019, 11h54 | Última atualização em Quinta, 23 de Mai de 2019, 12h21

O Campus Serra realizou na última quinta-feira (16), a etapa local de lançamentos de foguetes da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e na sexta-feira (17), a prova escrita da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) destinada a estudantes do ensino fundamental e médio. A atividade foi coordenada pela professora Rosilene de Sá Ribeiro com a colaboração dos professores Leandro Melo de Sá e Rosiane Ribeiro Rocha e demais servidores.

Os foguetes foram construídos pelos próprios alunos seguindo o regulamento da Mostra, que utilizaram garrafas PETs presas a uma base de lançamento fixada no solo, onde os foguetes eram liberados da base a partir de um fio.Participaram da competição 06 equipes.

A equipe que obteve a primeira colocação foi a equipe formada pelos alunos do curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio, Bruno Santos Fernandes, Carlos Eduardo Costa e Fernando Leon Meira Bragatto Martins, que obteve um alcance de 107,70 metros.

A MOBFOG e a OBA são realizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. O objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

IMG 0296 1IMG 0352 1