Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Alunos do Campus Serra conquistam o primeiro lugar do Brasil em Olimpíada de Matemática de abrangência internacional
Início do conteúdo da página

Alunos do Campus Serra conquistam o primeiro lugar do Brasil em Olimpíada de Matemática de abrangência internacional

Publicado: Terça, 27 de Abril de 2021, 10h10 | Última atualização em Quarta, 05 de Mai de 2021, 18h41

A equipe conquistou o 1º lugar dentre as 243 equipes brasileiras que competiram em seu nível.

Estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus Serra conquistaram o primeiro lugar na Olimpíada Internacional Purple Comet, com sede nos Estados Unidos. O evento é coordenado pelos professores Bennette Harris e Jonathan Kane, da Universidade de Wisconsin, e Titu Andreescu, da Universidade do Texas. 

Na edição de 2021 da Purple Comet participaram 3349 equipes, sendo compostas por seis alunos cada, de 54 países, nos níveis middle e high school. O Campus Serra participou com uma única equipe no nível high school formada pelos seguintes alunos e supervisor:

1. Caio Castello Grandi Ribeiro – 2º ano de Mecatrônica

2. Gabriel Ravani do Rosario – 2º ano de Mecatrônica

3. Jordana Lourenço do Santos – 1º ano de Informática para Internet

4. Nathan Titonelli Leonardo – 2º ano de Mecatrônica

5. Tales da Silva Amaral – 2º ano de Informática para Internet

6. Vitor Barcelos Cera – 2º ano de Mecatrônica

Supervisor: Prof. Fidelis Zanetti de Castro

A equipe conquistou o 1º lugar dentre as 243 equipes brasileiras que competiram em seu nível, e o 174º lugar em seu nível num total de 3350 equipes inscritas em 54 países participantes. Os estudantes dispunham de uma hora e meia para resolver 30 questões. Acesse a prova da Purple Comet que os estudantes fizeram.

Vale lembrar que em 2019 o Campus Serra obteve o primeiro lugar geral do Brasil por equipes no nível 3B na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), a qual contou com a participação de 51940 escolas. Além disso, em 2020 o Campus obteve o 1º e 2º lugares gerais do Brasil na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif), empatados com outros estudantes, da qual participaram 831 estudantes de diversos Campi de todas as regiões brasileiras. Esteparágrafo foi oi substituído pelas informações a seguir.

Em 2019, o Campus Serra foi premiado com um troféu por ter sido a escola pública seletiva brasileira que alcançou o maior número de pontos no grupo 3B da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Este grupo engloba exclusivamente as escolas públicas seletivas do Brasil que inscreveram de 121 a 240 alunos na primeira fase da competição.

Em 2020, mesmo com a grave situação sanitária provocada pela pandemia COVID-19, ocorreu, de modo remoto, a III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif). Os alunos Nathan Titonelli Leonardo e Caio Grandi Castello Ribeiro receberam ambos medalhas de ouro na competiçãoNathan acertou todas as 15 questões da prova e Caio acertou 14 das 15 questões. Além disso, o Campus recebeu duas medalhas de prata, três medalhas de bronze e seis prêmios de menção honrosa nessa mesma competição.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página