Página inicial > Notícias > Aluno do campus Serra desenvolve sistema que mapeia rotas de ônibus

Aluno do campus Serra desenvolve sistema que mapeia rotas de ônibus

Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2015, 14h32 | Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2015, 14h32

O bolsista de iniciação tecnológica, Tiago Assunção, e estudante do curso de Sistemas de Informação do campus Serra, sob orientação da professora Karin Komati, desenvolveu um sistema que permite a conversão da base de dados atual da CETURB para o formato do Google Transit. Com este sistema é possível mapear a rota de ônibus de forma gráfica usando o GoogleMaps.

Para implementação do trabalho, é necessário que a Ceturb assine contrato com a Google, e isto não ocorreu até o momento, o que impossibilitou a utilização por qualquer usuário que tenha acesso à internet. “Para que tivéssemos pelo menos algum resultado, resolvemos dar alguma contribuição à comunidade do campus Serra na forma de visualização rápida das rotas das linhas que passam pelo Campus”, ressaltou Karin.

A visualização disponibilizada será via o uso no MyMaps, que é um resultado novo. Há outros sistemas como o “Ponto Vitória” (apenas para linhas da Setpes) que não mostram a rota, o usuário tem que verificar cada ponto de parada. No site da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) está disponível o Ceturb Mobile, nesse é preciso fazer download e instalação e os itinerários são mostrados como o sistema da Ceturb. “Todos os aplicativos são interessantes, e mostram inclusive os horários, o que o nosso não faz. Contudo, nenhum deles consegue mostrar as rotas de forma tão gráfica", disse Karin.

Para utilização do sistema, confira o tutorial em pdf e os mapas no arquivo compactado.