Página inicial > Notícias > Alunos do Ifes participam de formatura do Pronatec

Alunos do Ifes participam de formatura do Pronatec

Publicado: Terça, 25 de Fevereiro de 2014, 11h57 | Última atualização em Quinta, 18 de Mai de 2017, 13h37

Cerca de mil estudantes que fizeram cursos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec participaram da formatura realizada no Centro de Convenções de Vitória, na sexta-feira (21). A cerimônia reuniu alunos de várias instituições parceiras do programa, entre elas o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, que teve 250 formandos presentes.

Diversas autoridades compuseram a mesa da solenidade, entre elas o ministro da Educação, José Henrique Paim; o reitor do Ifes, Denio Arantes; o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, Reinaldo Centoducatte; o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; o vice-governador do Estado, Givaldo Vieira; os deputados federais Iriny Lopes, Lelo Coimbra e Jorge Silva; a senadora Ana Rita; o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Péla; e o secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa.

Jadir Péla deu as boas-vindas aos presentes, saudando alunos e professores atuantes no Pronatec. Em seguida, o ministro José Henrique Paim cumprimentou os formandos e apresentou uma mensagem em vídeo da presidente Dilma Rousseff, que destacou em sua fala que graças ao esforço dos estudantes de fazerem os cursos do Pronatec, “o Brasil sai fortalecido”.

Paim, em seu discurso, reforçou que o governo tem priorizado a Educação, e disse que o “País sabe que investir em Educação traz retorno”. Ele lembrou dos esforços para expandir o número de campi do Ifes, possibilitando formar mais profissionais. Segundo ele, desde 2011, houve 151 mil matrículas no Pronatec no Estado. Em 2014, há 135 mil vagas pactuadas. “Esse é só o início. Não parem de estudar porque haverá cada vez mais oportunidades”, frisou aos formandos.

O governador Renato Casagrande também ressaltou a importância da Educação, em seu discurso, e lembrou como o ministro, quando ocupava o cargo de secretário executivo do MEC, auxiliou na expansão do Ifes. Ele ainda louvou os esforços de cada formando e sua família para melhorar de vida e disse que o Pronatec auxiliou o governo a bater sua meta inicial na área de formação profissional.

A aluna Tainá Zanon, que fez o curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática no Ifes, proferiu o juramento profissional em nome de todos os formandos. Jéssica Pedrazzi Nascimento, também aluna do Ifes, foi um dos cinco formandos que subiram ao palco para receber o diploma, representando todos os outros.

Na plateia, a aluna Thaís Pereira Martins, do curso Operador de Computador, ofertado por meio do campus Montanha, comemorou a formatura, mas disse ter desejado que o curso tivesse uma duração maior. “Queria mais. A nossa turma era muita boa e os professores, muito qualificados”, comentou. Ela, que tem 17 anos e cursa o 3º ano do ensino médio, disse que já está aplicando tudo que aprendeu na empresa onde faz estágio.

Já o estudante Paulo Cesar Vital, 19 anos, do curso Eletricista Industrial, de São Mateus, afirmou que decidiu se inscrever para o Pronatec para aprimorar seus conhecimentos. Ele é técnico em Eletrotécnica e acredita que, assim, pode obter uma melhor qualificação para se colocar no mercado de trabalho.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria