Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Encontro de Habitats de Inovação no Campus Serra do Ifes
Início do conteúdo da página

Encontro de Habitats de Inovação no Campus Serra do Ifes

Publicado: Quinta, 03 de Agosto de 2023, 13h26 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 08h37

Na última terça feira (01) foi realizada no auditório do Campus Serra a reunião do Diálogo de Habitats da Mobilização Capixaba pela Inovação - MCI.

O MCI é uma ação para estimular a inovação capixaba. Coordenada pela Findes, o MCI nasceu de parcerias e articulações de representantes de empresas (Arcelormittal, Suzano, Petrobras, Vale e EDP); Governo do Estado (Bandes, Sectides, Seag, Secult, Seger e Fapes) Instituições (Findes, Sebrae, ES em Ação, TecVitória, Sincades e Vale da Moqueca) e Academia (UFES, IFES, UVV, Multivix, Faesa e Sinepe-ES).

A pauta da reunião abordou temas como os projetos FAPES/SEBRAE-ES - API, dentre eles, o Arranjo InovaSerra Habitats - composto pela Incubadora do Ifes Campus Serra, Enjoy Work, iNO.VC ArcelorMittal e Planner Inova Center UCL. O InovaSerra Habitats apoiará até 60 empreendimentos de tecnologia e inovação nos próximos dois anos.

Na reunião foram apresentadas iniciativas de vários agentes promotores de inovação do ES: Hub de Inovação da Dikma Facilities; Hub Fucape de Inovação; Impact Hub; Liga Acadêmica de Inovação e Mulheres na Inovação ES.

Também foi discutida a proposta de investimento para elaboração do Projeto Executivo do Parque Científico Tecnológico do InovaSerra - PCTec InovaSerra. A proposta foi aprovada pelos participantes da reunião e será encaminhada para o Comitê Gestor do Comitê Gestor MCI. Farão parte do acompanhamento dessa proposta, além dos proponentes - Campus Serra do Ifes, Prefeitura da Serra e ASES - também representantes da Bbutton, ACTION e TecVitória.

Participaram da reunião mais de 50 pessoas, representando de cerca de 40 ambientes promotores de inovação.
A representante da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia - Vanessa Gusmão e o Diretor de Inovação da ASES, Rubens Cortes, destacaram o InovaSerra como um movimento do Modelo de Hélice Tripla da Inovação que envolve, além da Prefeitura da Serra, ASES e Ifes Serra, também ICTs como UCL, Doctum, Multivix, Unesc, Senai e Senac.

O Diretor do Campus Serra, Gilmar Vassoler enfatizou a importância do InovaSerra como política pública para o fortalecimento do ecossistema de inovação do Município e a necessidade do PCTec Serra para o estreitamento da relação academia - empresa.

Em sua fala, o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional - Secti, Bruno Lamas, destacou as ações de fortalecimento do ecossistema capixaba de inovação a partir das ações regionais e a importância do Projeto de Implantação do PCTec InovaSerra nesse fortalecimento.

Alguns dos APIs participantes do Diálogo Habitats do MCI: InovaSerra; Seicit-Serra; Lab-Prefeitura Serra; Hub Dikma; Impact Hub; FAESA; Webelieve; Enjoy; Liga Acadêmica de Inovação; Mulheres na Inovação ES; Bbutton; Hub UFES; Insight Incubadora; Hub ES+; UVV HighLine; iNO.VC; IN Ifes Guarapari; IN Ifes Serra; IN Ifes Vila Velha; ES Empreendedor; Espírito Hub; Ecossistema Local de Inovação de Anchieta/Piúma; UFES por meio da DIT e do espaço Empreendedor Goiabeiras; Brooder; ADERES; ICEPi; Semente Negócios; Ed Lobo Produções & Inovação; Findeslab; AGIFES; Smart Angels; ASES; Tecvitoria; Action.

A próxima reunião do Diálogo Habitats será no dia 19/outubro em Colatina. 

IMG 0645

encontro inovação foto1

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página