Página inicial > Notícias > Ifes abre processo seletivo com 1044 vagas em cursos técnicos

Ifes abre processo seletivo com 1044 vagas em cursos técnicos

Publicado: Terça, 29 de Abril de 2014, 20h10 | Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2017, 13h45

O Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes divulgou o edital 14/2014, do processo seletivo que oferta 1.044 vagas em cursos técnicos. As chances estão distribuídas em 11 campi da instituição, nos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Do total de vagas, 1.024 são para cursos concomitantes, ou seja, aqueles em que o estudante já está cursando o ensino médio em outra instituição e terá apenas o ensino técnico no Ifes. O período de concomitância varia de acordo com o curso, neste caso todas as vagas são para concomitância no 3º ano do ensino médio. As outras 20 são remanescentes do curso técnico integrado em Metalurgia, no campus Vitória, na modalidade de Jovens e Adultos (Proeja).
O período de inscrições vai de 5 a 25 de maio, no site do Ifes. A taxa é de R$ 51. Para solicitar a isenção, os candidatos têm até 16 de maio, sendo que o resultado sai em 20 de maio. O prazo para recorrer corre no dia 21. Aqueles que tiverem a isenção indeferida devem pagar a guia de recolhimento da União (GRU) para efetivarem a inscrição e poderem participar da seleção. As provas estão marcadas para 15 de junho.

Reserva
Cinquenta por cento das vagas ofertadas são reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Esse quantitativo é subdividido da seguinte forma: metade para estudantes de escolas públicas sem necessidade de comprovação de renda e a outra metade para aqueles com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita.
Para ambas as subdivisões, parte das vagas será reservada a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (em proporção de vagas no mínimo igual à da soma de pretos, pardos e indígenas na população do Espírito Santo, segundo o IBGE) e parte das vagas será reservada para candidatos que se autodeclararem por outras etnias.

Confira os campi e as vagas:

Aracruz
Mecânica (noturno): 40 vagas.

Cachoeiro de Itapemirim
Eletromecânica (noturno): 36 vagas.
Informática (noturno): 36 vagas.
Mineração (noturno): 40 vagas.

Cariacica
Logística (noturno): 40 vagas.
Portos (noturno): 40 vagas.
Manutenção eletromecânica ferroviária (noturno): 40 vagas.

Colatina
Edificações (noturno): 32 vagas.
Informática (noturno): 32 vagas.

Guarapari
Administração (noturno): 40 vagas.

Ibatiba
Meio Ambiente (noturno): 40 vagas.

Linhares
Automação Industrial (noturno): 28 vagas.
Administração (noturno): 36 vagas.

São Mateus
Eletrotécnica (noturno): 32 vagas.
Mecânica (noturno): 32 vagas.

Serra
Automação Industrial (matutino): 32 vagas.
Automação Industrial (noturno): 16 vagas.
Informática (vespertino): 40 vagas.
Informática (noturno): 40 vagas.

Vila Velha
Biotecnologia (matutino): 40 vagas.
Química (vespertino): 40 vagas.

Vitória
Eletrotécnica (noturno): 32 vagas.
Estradas (noturno): 24 vagas.
Geoprocessamento (noturno): 40 vagas.
Mecânica (noturno): 36 vagas.
Mecânica (vespertino): 36 vagas.
Metalurgia (vespertino): 32 vagas.
Segurança do Trabalho (noturno): 40 vagas.
Metalurgia – Proeja (noturno): 20 vagas remanescentes. Ingresso no 5º módulo do curso técnico integrado.

Confira o edital.

Outros dois editais devem ser lançados na próxima semana
O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes deve lançar já na próxima semana outros dois editais totalizando 748 vagas.
Um deles trará oportunidades na educação profissional técnica de nível médio na modalidade de educação a distância (EAD). Serão 312 vagas para o Curso Técnico em Administração (concomitante ao Ensino Médio), distribuídas nos seguintes polos: campus de Alegre, Bom Jesus do Norte, campus Guarapari, campus Ibatiba, campus Piúma e campus Santa Tereza.

E mais 364 vagas para o Curso Técnico em Informática (concomitante ao Ensino Médio), distribuídas nos polos: campus Aracruz, Bom Jesus do Norte, campus Ibatiba, campus Montanha, campus Nova Venécia, campus Santa Tereza e Viana.

Já o outro edital ofertará vagas no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos – Proeja. Serão 32 vagas para o Curso Técnico em Metalurgia e 40 para o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, ambos integrados ao Ensino Médio. As vagas serão ofertadas apenas no campus Vitória.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria