Página inicial > Notícias > Presidenta anuncia investimentos no ensino técnico durante formatura do Pronatec

Publicado: Segunda, 07 de Julho de 2014, 11h42 | Última atualização em Segunda, 23 de Janeiro de 2017, 11h43

A presidenta Dilma Rousseff participou nesta quarta-feira (2) da formatura de estudantes capixabas participantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Durante o evento, no Centro de Convenções de Vitória, a chefe do Executivo anunciou a continuidade e a ampliação do programa a partir de 2015.

Ao todo, cerca de 1000 estudantes participaram da cerimônia. Desses, aproximadamente 250 alunos eram de seis campi do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo - Ifes. “O Pronatec é um pacto entre quatro forças muito importantes: o esforço dos alunos, o apoio dos familiares, a dedicação dos professores e o aporte de recursos do Governo Federal”, enfatizou Dilma Rousseff.

Além de palavras de incentivo e de agradecimento, ela anunciou mais investimentos no ensino técnico e profissionalizante. Dilma ressaltou a necessidade de formação de mão-de-obra técnica na área de petróleo e gás. “Vamos investir cerca de R$ 1 trilhão em educação nos próximos 35 anos, só de recursos dos royalties de petróleo e do Fundo Social do Pré-Sal”, declarou a presidenta.

Para o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, Dilma deixou a certeza de que o Instituto Federal do Espírito Santo receberá todo o apoio necessário para completar a sua expansão e até ampliar ainda mais a rede. “A presidenta transmitiu segurança de que vamos ter os recursos necessários e apontou a origem do dinheiro, mostrando que não se trata de simples vontade política, mas de um planejamento”, comemorou.

O Pronatec foi criado em 2011 pelo governo federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. A fase atual irá oferecer 8 milhões de matrículas até o final de 2014. No mês passado, foi anunciada a segunda etapa do programa que vai ofertar 12 milhões de vagas, a partir de 2015.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria