Página inicial > Notícias > Professores do campus Serra participam do Programa Professores para o Futuro Finlândia III

Publicado: Quinta, 19 de Mai de 2016, 15h20 | Última atualização em Quinta, 19 de Mai de 2016, 15h20

Os professores Flávio Lopes da Silva da Coordenadoria de Automação Industrial e Paulo Sérgio dos Santos Júnior da Coordenadoria de Informática e também membros do LEDS (Laboratório de Extensão em Desenvolvimento de Sistemas), estão participando do Programa Professores para o Futuro Finlândia III.

O programa Professores para o Futuro é uma parceria entre Brasil e Finlândia. O objetivo do programa é dar capacitação aos professores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica brasileira, tendo por base a experiência de instituições de Ensino Superior finlandês e aplicar seus conceitos de educação nos IF’s focando em inovação tecnológica.

O programa “Vocational Educational Training (VET) - Professores para o Futuro III” (Edital 026/2015 - CNPq/SETEC) está ocorrendo desde o dia 04 de abril de 2016 na HAMK University of Applied Sciences, em Hameenlinna, e na TAMK University of Applied Science, em Tampere, na Finlândia.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre essas instituições de ensino, o Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) e o Ministério da Educação (MEC), que financiam, por meio de bolsas de estudo, o desenvolvimento dos projetos propostos pelos brasileiros.

Ambos os professores estão aprendendo o modelo de educação finlandês e suas técnicas de educação e inovação.

O projeto do professor Flávio Lopes é sobre o ensino de sistemas embarcados baseados em projetos reais demandados pela sociedade. Já o projeto do Professor Paulo Sérgio dos Santos Júnior tem como objetivo entender como a Finlândia realiza a integração da Sociedade, Universidade e Indústria através de ambientes de inovação como, por exemplo, ProAkademia e Demola.