Página inicial > Notícias > Servidores da Reitoria pactuam adesão a projetos do Portfólio do Ifes

Servidores da Reitoria pactuam adesão a projetos do Portfólio do Ifes

Publicado: Terça, 06 de Mai de 2014, 19h26 | Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2017, 13h36

Servidores lotados na Reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participaram nesta segunda-feira (5) da primeira Oficina de Implementação do Planejamento Estratégico da instituição. O evento – que também será realizado em todos os campi do Instituto, até junho – teve o objetivo de definir a adesão dos servidores a cinco projetos inicialmente propostos para serem desenvolvidos na Reitoria, sendo um para cada pró-reitoria.

A primeira parte do encontro, que teve início às 9 horas, foi de apresentação do trabalho realizado. O diretor de Planejamento do Ifes, Roquemar Baldam, deu as boas-vindas e lembrou da importância da participação na oficina. “O interessante de cada servidor participar desse evento, no seu local de lotação, é que nós faremos um termo de qual projeto trabalhar em cada um, adequando as propostas às realidades”, afirmou.

O consultor Bruno Viotti, da GDconsult, empresa que auxilia o Ifes no Planejamento Estratégico, explicou que o objetivo das oficinas é achar um denominador comum entre o que já é feito no dia a dia do Instituto e as ações propostas no portfólio. “Foram várias oficinas de trabalho para estruturar o Planejamento. Por maior que tenha sido o esforço até a gora, o real desafio é a implementação”, destacou.

Ele lembrou que, com o passar do tempo, poderá ser necessário sugerir novos projetos e ajustar as iniciativas para atualizá-las. Em seguida, apresentou a metodologia de trabalho para a oficina, que incluiu o preenchimento do “plano do projeto”, um mapa que inclui o passo a passo da implantação e que foi levado pelos líderes de cada um.

Todos os cinco projetos listados para a Reitoria foram pactuados com os servidores: “Apoio à pesquisa aplicada e extensão”; “Campanha para estimulo à verticalização em rede”; “Implantação dos Sistemas Institucionais Integrados - SIG (ERP)”; “Plano de Distribuição Orçamentária”; “Programa de apoio a mestrados profissionais”. Também foi incluído, ao longo dos debates do dia, o projeto “Comunicação do Ifes”. Ao final, foram definidos os líderes e revisados os cronogramas inicialmente propostos nos termos de abertura.

Nesta terça-feira (6), será a vez do campus Linhares, que recebe a Oficina de Implementação a partir das 8h30. Até o final da semana, o evento deve acontecer nos campi Serra, Vitória e Cariacica.

Veja a agenda:

Dia 9 – Santa Teresa
Dia 10 – Colatina
Dia 11 – Itapina

Confira uma retrospectiva de matérias divulgadas ao longo do processo de Planejamento Estratégico do Ifes:

Outubro – 2013
Reunião com consultoria marca início dos trabalhos do Planejamento Estratégico do Ifes
Comissões Locais de Planejamento Estratégico participam de capacitações

Novembro – 2013
Capacitação trabalha construção conjunta do Planejamento Estratégico do Ifes
Ifes encerra primeira etapa do Planejamento Estratégico
Comitês do Planejamento Estratégico se reúnem para três dias de trabalhos