Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Três projetos do Campus Serra são aprovados em edital de âmbito nacional de inovação, impulsionando o avanço tecnológico no Campus.
Início do conteúdo da página

Três projetos do Campus Serra são aprovados em edital de âmbito nacional de inovação, impulsionando o avanço tecnológico no Campus.

Publicado: Segunda, 14 de Agosto de 2023, 08h48 | Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2023, 08h52
O Campus Serra celebra mais uma conquista significativa com a aprovação de três projetos em destaque no concurso nacional do Edital 109/2022 da SETEC, que envolveu Institutos Federais de todo o Brasil. Os projetos, elaborados pelo Grupo da Automação Industrial (GAIn), em parceria com a empresa incubada GainTech, também vinculada ao IFES/Serra, destacam-se por serem os únicos projetos aprovados do Espírito Santo. 
 
Essa vitória em âmbito nacional representa um marco para a instituição, trazendo um investimento de R$ 458.800,00 em bolsas de pesquisa e equipamentos para o IFES/Serra. Os projetos aprovados envolvem o uso de tecnologias de ponta, como inteligência artificial, visão computacional e robótica educacional, com potencial para transformar diversos setores da sociedade.
 
Os projetos são:
 
1. Medidor de Desgaste de Furo de Lança de Convertedores LD: Monitoramento preciso do desgaste de lanças de convertedores LD na indústria siderúrgica através de inteligência artificial e visão computacional.
 
    Coordenador: Prof. Dr. Gustavo Maia de Almeida.
 
2. RoboTech 4.0 - Robótica e Tecnologia, kits educacionais: Estímulo ao ensino e difusão da robótica entre crianças e jovens por meio de kits educacionais avançados.
 
Coordenador: Prof. Dr. Marco Antônio de Souza leite Cuadros.
 
3. Câmeras inteligentes para aplicações na Indústria 4.0: Monitoramento eficiente de correias transportadoras através de câmeras inteligentes para detecção de rasgos e desgastes.
 
Coordenador:  Prof. Dr. Rogério Passos do Amaral Pereira.
registrado em:
Fim do conteúdo da página