Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Conheça a Biblioteca

Índice de Artigos

IMG 8204

A Biblioteca do Campus Serra está em funcionamento desde 2001. Localiza-se no Bloco 2 e ocupa uma área de 332m². Está vinculada diretamente a Diretoria de Ensino e é responsável pelo provimento das informações necessárias às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Unidade.

Possui em seu acervo aproximadamente 7.900 livros, além de variados suportes informacionais, entre eles periódicos, CDs, DVDs, normas técnicas.

Possui equipamento de segurança para prevenção de furtos, visando maior segurança das obras. O sistema de gerenciamento de acervo utilizado pela biblioteca é o Pergamum.

 

MEU PERGAMUM

 

Horário de Funcionamento:

2ª a 6ª - 8:00 às 20:30

Serviços oferecidos

Acesso wireless, consulta ao acervo online e local, empréstimo domiciliar, renovação e reserva online, terminais de computadores para acesso a internet, pesquisa e digitação de trabalhos, elaboração de ficha catalográfica, acesso a coleção das normas técnicas da ABNT, auxílio na normalização de trabalhos acadêmicos, entre outros.

Contato

27 3182-9248 - Balcão de atendimento

27 3182-9247 - Coordenação

biblioteca.ser@ifes.edu.br


Confira abaixo o guia do usuário, manual de renovação e reserva online e o regulamento interno da Biblioteca:

Guia do Usuário

Manual de renovação e reserva online

Regulamento Interno da Biblioteca do Campus Serra do Ifes


Todos os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC, TFC) deverão ser depositados no Repositório Institucional (RI) do Ifes. Para isso faz-se necessário entrar em contato com a Biblioteca para conferências e validação do depósito.  

Após a defesa do trabalho e das possíveis correções em decorrência de sugestões feitas pela banca examinadora, é necessário observar as seguintes etapas: 

1. Enviar para o e-mail biblioteca.ser@ifes.edu.br, com o assunto “Entrega de TCC/TFC”: 

       1.1 a versão final do trabalho para verificar se os elementos necessários para submissão no RI estão presentes e confeccionar a ficha catalográfica (apenas para monografias). 

       1.2 o Termo de Autorização de Publicação, devidamente preenchido e assinado, em arquivo digital (PDF). A assinatura pode ser digital (SIPAC) ou o documento pode ser digitalizado depois de assinado. 

2. A devolutiva da Bibliotecase dará em até 10 (dez) dias úteis a partir do recebimento do trabalho, principalmente se for necessário confeccionar a ficha catalográfica.A versão final, corrigida e contendo a ficha catalográfica, deverá ser enviada à biblioteca.

3. Após receber o retorno da Biblioteca, o(a) discente, com auxílio do (a)orientador (a), deverá fazer o depósito da versão final do trabalho no RI, conforme Portaria nº 1709, de 21 de outubro de 2021 e aguardar a validação da submissão, cujo comprovante será enviado para a conta de e-mail cadastrada pelo(a) discente, podendo ele servir de recibo de quitação de entrega do trabalho. 

4. A validação somente será feita se todas as etapas ora informadas forem seguidas.

IMPORTANTE: 

A Biblioteca não realiza correção de normas e/ou estilos de apresentação dos trabalhos acadêmicos, cabendo ao(à) discente e ao(à) orientador(a) observar o exposto nos manuais institucionais e, tendo dúvidas, procurar as bibliotecárias do campus para orientação. 

 

Normas e Documentos 

Normas para apresentação de referências NBR 6023 - Documento impresso e/ou digital. Link:https://bit.ly/3Bo6xM2

Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos - Documento impresso e/ou digital. Link:https://bit.ly/3zgjjKA

Guia Ifes do estilo APA para tabelas, ilustrações, citações e referências. Link: https://bit.ly/3iuMfHI

Portaria 3050, de 24 de outubro de 2016 – Homologa o ROD Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu do Ifes. Linkhttps://bit.ly/3irRd8j

Resolução 61/2020 - Dispõe sobre a utilização de normas e/ou estilos de apresentação nos trabalhos acadêmicos dos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu do Ifes. Link: https://bit.ly/3eCaSkVf

Portaria 1709/2021 – Dispõe sobre o fluxo de depósito dos Trabalhos Finais de Curso, produzidos no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados pelo Ifes, no Repositório Institucional. Link: https://bit.ly/3CeP5cR.

Modelo de TCC -Padrão ABNT

Modelo de Artigo – Padrão ABNT

Termo de autorização dpublicação

Tutorial para submissões no Repositório Institucional do Ifes. Link: https://bit.ly/3wNYynL

Mecanismo on-line para Referências (M.O.R.E.). Link: https://www.more.ufsc.br/

Vídeo de como depositar seu TCC no Repositório Institucional (da Biblioteca Professora Zilma Coelho Pinto do campus Vila Velha). Link:https://www.youtube.com/watch?v=oeWSDfWo1FY


Por meio das bibliotecas virtuais é possível obter amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas. Algumas são de acesso exclusivo a comunidade acadêmica do Ifes, outras são de acesso público, veja abaixo e aproveite

Bilioteca MinhaBiblioteca Biblioteca Pearson Biblioteca Target GedWeb  capesperiodicos Biblioteca MeuPergamum  Biblioteca RepositorioInstitucional

  OutrasBibliotecas 


Conforme a Resolução do Conselho Superior nº 69/2020, de 11 de dezembro de 2020, será cobrado o valor de R$1,00 (um real) por dia de atraso na devolução de cada material informacional da Biblioteca. O recolhimento do valor será através de Guia de Recolhimento da União (GRU) no Banco do Brasil. A GRU poderá ser retirada no balcão de atendimento da Biblioteca ou ser gerada acessando o site do Tesouro Nacional.

O valor da multa é calculado após a devolução do material em atraso. Se houver dúvida quanto ao valor, favor entrar em contato com a biblioteca, pois não é possível fazer ressarcimento.

Cada biblioteca tem uma guia de recolhimento. Caso tenha multa em biblioteca de outro campus, o usuário deverá solicitar a GRU na biblioteca onde gerou a multa.

Importante: O usuário deve levar o comprovante de pagamento (GRU) da multa paga até o balcão de atendimento da biblioteca ou enviá-lo para o email biblioteca.ser@ifes.edu.br, para que seja efetuada a baixa do débito no sistema.

Seguem abaixo as instruções para que você mesmo possa gerar este documento:

Clicar no link: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp e preencher, conforme abaixo:

Unidade Gestora (UG): 158417

Gestão: 26406

Nome da Unidade: Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Serra

Código de Recolhimento: 28832-2

Número de Referência: 11

Competência (mm/aaaa): mês e ano do pagamento da GRU

CNPJ ou CPF do Contribuinte: CPF

Nome do Contribuinte / Recolhedor: aluno/servidor

(=) Valor Principal: (*) CAMPO OBRIGATÓRIO

(=) Valor Total: (*) CAMPO OBRIGATÓRIO

Selecione uma opção de geração: Geração em PDF

Emitir GRU

SIGA OS PASSOS COM BASTANTE ATENÇÃO, POIS NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR DOCUMENTOS GERADOS INCORRETAMENTE. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página