Página inicial > Notícias > Alunos e servidores do Campus Serra participam de Oficina de saboaria em comemoração à Semana do Meio Ambiente

Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 08h10 | Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 12h03

O dia Mundial do Meio Ambiente, nesse mês de Junho, foi lembrado por conteúdos de Química com a Oficina de Saboaria ministrada pelo Prof. Mauro Cesar Dias, responsável técnico do Instituto Verde Vida e Coordenador do Laboratório de Química Verde do Ifes - Vila Velha.

O instituto é pioneiro na arte de fazer sabão a partir de óleo residual de fritura. A oficina foi facilitada pela Professora Nauvia Maria Cancelieri do Campus Serra do Ifes, monitores voluntários dos cursos Integrados do campus  e alunas do curso de Química Industrial do Campus de Vila Velha. Este momento contou também com o suporte especial da Comissão Gestora do Plano de Política Sustentável do campus Serra.

A professora Nauvia, acredita que "diversificar na área de educação, contextualizando ações importantes para o planeta terra e situações vivenciadas no nosso dia a dia, podem trazer resultados significativos e duradouros na metodologia de aprendizagem-ensino" e para isso contou com o apoio da Direção de Ensino, Administração, Coordenadores de Curso, Pedagogia, Professores e CAE do Campus Serra. A prof.agradece imensamente a todos, o auxílio do Diretor de Ensino Wagner Kirmse Caldas e ao Coordenador Marcos Paulo Kohler Caldas durante a prática do sabão, aos servidores presentes e em especial aos alunos que participaram e auxiliaram de forma efetiva na organização e facilitação no dia do evento. Sem os mesmos este evento não teria sido possível!

A presente ação foi dividida em três momentos: parte teórica, sendo abordado conteúdos de química, como reações químicas e estequiometria, parte prática, como fazer o sabão com dois reagentes e verificação com uso do sabão produzido.

Por um planeta mais sustentável!

oficina saboaria