Página inicial > Notícias > Alunos e servidores do campus serra participam de Treinamento em Busca e Redação de Patentes

Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 15h36 | Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 15h39

Alunos, servidores e membros da comunidade com atuação em projetos e negócios inovadores, com potencial de proteção de patentes, participaram durante os dias 03 a 14 de junho do Treinamento Básico em Busca e Redação de Patentes, ofertado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Os encontros presenciais, que ocorreram nos dias 13 e 14 de junho no Ifes Campus Serra, foram ministrados pelos pesquisadores em Propriedade Industrial e examinadores de patentes Domenica Loss Mattedi e Valmir Antônio Schneider Júnior do INPI.

O treinamento contou com o apoio da Incubadora do Ifes no Campus Serra, no âmbito de sua parceria e acordo de cooperação técnica entre as instituições, que tem por objetivo promover atividades de disseminação da cultura de inovação e o aprimoramento do uso do sistema de propriedade intelectual no Espírito Santo.

O curso foi direcionado para público do município da Serra e região e teve uma carga horária total da 22h, distribuídas em atividades remotas e presenciais.

Foram abordados os conceitos gerais e categorias da Propriedade Intelectual, os conceitos básicos sobre patentes, os princípios e requisitos de patenteabilidade, como depositar uma patente, a estrutura de um pedido, além de aulas práticas sobre busca por anterioridade e redação de patente.

Essa ação também faz parte do Programa InovaSerra Startups, que dentre suas metas, está o apoio e realização de cursos e trilhas de formação com objetivo de difundir o empreendedorismo, a cultura da inovação e o fortalecimento de competências empreendedoras necessárias a estruturação de startups.

O InovaSerra Startups é um programa do Polo de Inovação Tecnológica da Serra, o InovaSerra, uma aliança estratégica entre a Associação de Empresários da Serra – ASES, o Instituto Federal do Espírito Santo Campus Serra e o Governo Municipal, que busca o fortalecimento do Ecossistema de Inovação do Município da Serra.

O InovaSerra Startups é gerido pela Enjoy Work Coworking, em parceria com a Incubadora do Ifes no Campus Serra, o iNO.VC da ArcelorMittal, o Planer Inovacenter e o Hub MD."