Página inicial > Notícias > Campus Serra realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Campus Serra realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 15h58 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2023, 13h19

Aconteceu entre os dias 22 e 24/11, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFES campus Serra.

A abertura do evento ocorreu na última quarta (22), às 9h no Auditório e contou com a participação dos gestores do campus, o Diretor-Geral, Gilmar Luiz Vassoler, o Diretor de Administração e Planejamento, Emerson Atilio Birchler, o Diretor de Ensino, Wagner Kirmse Caldas, e a Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Karin Satie Komati além de alunos e servidores.

A manhã seguiu com a palestra do Prof. Richard Junior Manuel Godinez Tello, que abordou o tema "Robótica, Programação e Simulações: desenvolvendo o pensamento computacional nas aulas" e com a oficina "A Química do cérebro: ondas gamma e efeitos da dimetiltriptamina de plantas medicinais/roda de chá com meditação", conduzida pela Profa Nauvia Maria Cancelieri.

No período da tarde, ocorreu simultaneamente, a oficina "Pintura em Pneus", conduzida pelo Núcleo de Educação Ambiental do campus Serra e o minicurso "Habitats de Inovação" sob a orientação de Francisco Jose Casarim Rapchan.

A Sessão de Pôsteres, realizada no Saguão de Entrada no final da tarde, proporcionou um espaço para os alunos de iniciação científica e pesquisadores do IFES Campus Serra compartilharem suas descobertas mais recentes em projetos diversos.

Encerrando o dia, o auditório recebeu a palestra "Crimes Cibernéticos e Cyberbullying no Brasil", ministrada por Eduardo Pinheiro Monteiro.

A manhã do dia 23/11 começou com a palestra "Inovação Sustentável: A Jornada da Intechno", conduzida por Giovani de Oliveira Silva Junior. Em seguida, os palestrantes Anna Júlia Ferreira Tamanini e Lucas de Souza dos Santos apresentaram "A experiência de inclusão de biografias de pesquisadoras na Wikipédia", destacando a importância da visibilidade feminina na ciência. A manhã encerrou com a palestra "Prontualize, solução que promove bem-estar emocional e mental", apresentada por Rodiney Pereira da Silva.

À tarde, no saguão de entrada do campus Serra abrigou a Mostra Científica e Tecnológica das 14:00 às 17:00, destacando projetos e pesquisas desenvolvidos pelos estudantes.

A palestra "Incubadora de Empreendimentos: Instrumento para Empreendedorismo e Inovação", ministrada por Laísa Bernabé do Carmo, encerrou as atividades do dia 23 oferecendo uma visão valiosa sobre empreendedorismo e inovação.

O último dia contou com a oficina "Introdução aos Sistemas Microcontrolados: uso do Arduino e ESP32", ministrada pelo Dr. Richard Godinez Tello, no Laboratório 906T das 15:00 às 17:00. Os participantes tiveram a oportunidade de mergulhar na prática e explorar os sistemas microcontrolados.

A realização deste evento é parte integrante de um projeto maior que foi submetido a uma chamada pública do CNPq. Esse projeto, liderado pela equipe gestora do LabMaker, em colaboração com a Direção de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do IFES campus Serra.