Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campus Serra treina estudantes para Olimpíadas de Matemática por meio do Projeto PicMat
Início do conteúdo da página

Campus Serra treina estudantes para Olimpíadas de Matemática por meio do Projeto PicMat

Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 08h01 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 08h01

O Campus Serra do Ifes está desempenhando um excelente papel na formação de talentos matemáticos entre estudantes do ensino fundamental e médio por meio do Projeto de Iniciação Científica de Matemática (PicMat). O projeto, apoiado pela Secretaria de Estado da Educação (SEDU), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) e pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), tem como objetivo treinar alunos para participarem de olimpíadas de Matemática.

No último sábado (17), o auditório do Campus recebeu a aula inaugural do PicMat, reunindo 83 alunos de 15 escolas públicas distintas, acompanhados de seus familiares. Coordenado por Paulo Cezar Camargo Guedes e Fidelis Zanetti de Castro, o projeto conta com a participação dos professores Murilo Andrade Carvalho (aluno do BSI), Rafael de Almeida Viana Gusmão (aluno do BSI), Tamires Neves (professora formada pelo Ifes Campus Cachoeiro) e Edilson Rodrigues dos Santos (aluno da Engenharia de Controle e Automação responsável pelo apoio técnico).

O público alvo do projeto envolve alunos do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, oferecendo aulas teóricas, resolução de problemas e atividades em grupo para aprimorar as habilidades matemáticas dos participantes.

Por meio do PicMat busca-se despertar o interesse e o talento matemático dos alunos, estimulando o raciocínio lógico, a capacidade de solucionar problemas complexos e fortalecendo seu conhecimento na área e em áreas correlatas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página