Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus Serra participam de simulação interna em preparação para a Simulação Geopolítica do Ifes – SiGI

Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2023, 11h19 | Última atualização em Segunda, 12 de Junho de 2023, 11h19

Na última quarta-feira (7), aconteceu no auditório do Campus Serra uma simulação interna como preparação para o evento oficial de Simulação Geopolítica do Ifes – SiGI que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de setembro. A professora de História, Nicole Silva Loss, foi a mediadora do evento que teve como tema o Muro de Berlim.

A Simulação Geopolítica do Ifes – SiGI é um projeto de extensão institucionalizado desenvolvido pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e organizado pelos campi Vitória, Serra e Cachoeiro. O projeto consiste em simular um ambiente de diplomacia internacional nos moldes das Nações Unidas, cujo principal objetivo é levar aos participantes do evento – que se dirige aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio – o conhecimento sobre temas e problemáticas procedentes da conjuntura geopolítica nacional e internacional, de modo a incentivá-los a desenvolver pedagogicamente o processo de discussão e resolução dessas problemáticas.

A simulação estimula o pensamento crítico do aluno em relação a política internacional, oratória, autonomia, além de trazer questões como direitos humanos, crise humanitária e liberdade de expressão para a discussão.