Página inicial > Notícias > Estudantes e servidores do Campus Serra participam do Whorkshop: horta e plantas medicinais, compostos químicos em ação

Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 11h31 | Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2023, 15h08

O Projeto foi apresentado à Comunidade Acadêmica na Semana do Meio Ambiente

O projeto Horta: Compostos Químicos em Ação, desenvolvido pela Professora Nauvia Maria Cancelieri desde 2019 e que atualmente conta com a participação efetiva dos alunos dos terceiros módulos de Informática, Mecatrônica e segundo módulo de IOT, foi apresentado para toda comunidade interna do Ifes Serra neste início do mês de Junho com a apresentação do "WorkShop Horta e Plantas Medicinais: compostos químicos em ação". Nas apresentações no formato de palestras foram abordadas plantio, medida de pH do solo, princípios ativos de plantas (alcaloides, flavonoides, terpenos etc) que são compostos de carbono, assim como mitos e verdades a respeito de plantas medicinais e formas de extração de princípios ativos. Estes conteúdos fazem parte do planejamento de aulas das ementas de Química.

Assim, como forma de contextualizar e de maneira cinestésica o evento propagou conhecimentos importantes, não somente visando a Química de Produtos Naturais, incluída na Química Orgânica, mas também desenvolvidos em outros conteúdos de História, Sociologia, Física e Saúde, por exemplo. O qual contou com a presença das servidoras Paula Mariani, Michely Nascimento, do professor de Sociologia Diego Ramiro, Professora de História Nicole S. L., professora de Física Rosilene de Sá e da Gisely da CAE.

Além das apresentações, quem participou do evento também teve a oportunidade de provar do chá e comidas temáticas com o objetivo de divulgar a importância das plantas medicinais em diferentes contextos e conteúdos, de forma multidisciplinar.

As apresentações também oportunizaram: visitação a Horta, verificação de como extrair óleo essencial de plantas e experimentação do óleo essencial de cravo e de cascas de mexericas obtidos no laboratório de Química. A extração foi acompanhada pelos alunos do segundo módulo de IOT e terceiro módulo de mecatrônica, o qual contou com a participação efetiva de alunos monitores voluntários, entre eles Cristhofer Viana, Luiza Guidine, Marinna, Mateus Thiago e Mariana Stark entre outros alunos.

A horta até o presente momento forneceu aos alunos quiabo, vagem, feijão, cebolinha, salsinha, hortelã, jiló, rúcula,rabanete e flores como o girassol, além da planta boa noite (Catharanthus roseus) em que de suas folhas se obtém dois fitofármacos usados no tratamento de Leucemia, a vincristina e vimblastina.

A professora agradece imensamente a participação de todos em especial aos alunos envolvidos na Horta! Parabéns a todos e todas!

IMG 0205 editada menor2

horta 01