Página inicial > Notícias > Grupo de Pesquisa GERA inaugura turbina eólica

Grupo de Pesquisa GERA inaugura turbina eólica

Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 15h41 | Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2022, 17h05

O grupo de Energia renováveis para Automação (GERA) representados pelos professores Flávio Barcelos e Danilo Silva inaugurou a operação de uma turbina eólica de 1kVA de potência localizada no laboratório espaço energia do Campus Serra. Este projeto teve a parceria da FAPES através do Edital N° 08/2021 - Manutenção de Equipamentos, nº do projeto 175/2022.

Além da turbina eólica de 1kVA, atualmente o espaço energia conta também com um sistema fotovoltaico de 3kWp. Com isso será possível monitorar a geração de energia dessas fontes renováveis via webserver. A ideia é que se possa implementar uma microrrede e que o laboratório seja aberto para visitação de alunos do Campus e de outros Campi.

No campo da pesquisa, estudo de modelagem e validação de modelos estão em desenvolvimento pelos docentes e alunos de graduação e pós-graduação.