Página inicial > Notícias > Ifes vai ofertar curso EAD para professores pelo programa Novos Caminhos

Ifes vai ofertar curso EAD para professores pelo programa Novos Caminhos

Publicado: Quarta, 22 de Julho de 2020, 08h31 | Última atualização em Quarta, 22 de Julho de 2020, 08h33

MEC lançou edital para adesão de redes estaduais de todo o Brasil ao curso, ofertado pelo Campus Colatina.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai ofertar, por meio do Campus Colatina, uma especialização lato sensu em docência para a educação profissional e tecnológica, dentro do Programa Novos Caminho, do Ministério da Educação (MEC). No momento, o MEC está com edital aberto para o credenciamento das redes estaduais de educação, que têm até o dia 14 de agosto para aderir.

Cada uma receberá uma parcela do total de 4.320 vagas e deverá selecionar os professores de suas escolas para cursarem a especialização, que será ofertada na modalidade a distância. As aulas têm previsão de serem iniciadas neste segundo semestre de 2020. As redes também devem estabelecer parceria com polos EAD para as atividades presenciais da capacitação, além de outras ações de apoio ao curso.

A oferta do curso visa atender a uma necessidade de formação de professores em Educação Profissional e Tecnológica. Conforme reforçou o MEC, a reforma do ensino médio, introduzida pela Lei nº 13.415/2017, estabeleceu a formação técnica e profissional como uma das possibilidades de itinerários formativos, o que gerou uma demanda maior por docentes nas redes estaduais para atuar nos componentes de educação profissional dos novos currículos do ensino médio.

Além disso, a necessidade foi apontada em um diagnóstico realizado pelo MEC, que buscou avaliar a implementação do itinerário da formação técnica e profissional. O assunto foi pautado também em eventos realizados pela pasta em dezembro de 2019 e em março de 2020, que reuniram coordenadores de educação profissional e tecnológica de todos os estados.

O Programa Novos Caminhos, lançado em outubro de 2019, é a agenda estratégica do MEC para a educação profissional e tecnológica. Ele prevê a oferta de 40 mil vagas em cursos de complementação pedagógica, atualização tecnológica e/ou especialização para professores das redes públicas até 2022.

Veja o edital de adesão das redes estaduais.

*Com informações do Ministério da Educação

Fonte: Assessoria de Comunicação Social