Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Novo contrato de outsourcing moderniza parque de impressoras do campus
Início do conteúdo da página

Novo contrato de outsourcing moderniza parque de impressoras do campus

Publicado: Quarta, 11 de Junho de 2025, 09h01 | Última atualização em Quarta, 11 de Junho de 2025, 10h56

A Comissão de Fiscalização do Contrato 04/2024 informa que o novo contrato de outsourcing de impressão trouxe a renovação completa do parque de impressoras do campus. Essa modernização traz mais eficiência e qualidade aos serviços, mas também exige que os usuários se atentem a algumas características específicas da nova solução tecnológica.

🔗 Para conhecer em detalhes o funcionamento do serviço, estão disponíveis no link abaixo dois documentos importantes:

➡️ Manual de Uso do Serviço de Outsourcing de Impressão
➡️ Como os(as) alunos(as) podem utilizar o serviço de impressão

📌 Boas práticas que devem ser observadas:

✅ Priorize a impressão via estações de trabalho (computadores): essa modalidade exige autenticação por PIN diretamente na impressora, garantindo mais controle e evitando impressões indesejadas.

🔁 Dê preferência à impressão frente e verso: essa prática reduz o consumo de papel e contribui para a sustentabilidade.

🔍 Revise sempre o conteúdo antes de enviar para impressão, evitando desperdícios com arquivos enviados incorretamente.

📄 Nas configurações de impressão, selecione sempre “Papel A4” como tamanho padrão.

📥 Caso necessite imprimir em outro formato (ex: carta, ofício), será necessário inserir o papel manualmente pela bandeja lateral da impressora.

📲 Ao utilizar o App NDD, imprima no máximo 200 folhas por vez. Durante os testes, foi identificado que volumes maiores podem gerar a seguinte mensagem:
“O SERVIDOR NÃO RESPONDEU EM TEMPO HÁBIL. VERIFIQUE O DOCUMENTO NA IMPRESSORA.”👉 Se isso ocorrer, não reenvie o documento! Aguarde alguns minutos, pois sua impressão será processada e concluída.

👀 Fique atento às mensagens exibidas tanto no App NDD quanto na tela da impressora ao utilizar o PIN. As notificações desaparecem rapidamente, por isso é importante acompanhar com atenção.

Em caso de dúvidas ou dificuldade de impressão, abra um chamado à CTI: https://helpdesk.serra.ifes.edu.br/ ou peça ajuda à equipe de suporte técnico.

registrado em:
Fim do conteúdo da página