Página inicial > Notícias > Professores do LabMaker tem projeto de extensão aprovado no EDITAL FAPES Nº 11/2023 EXTENSÃO TECNOLÓGICA

Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 08h49 | Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 08h57

No dia dezessete de novembro, saiu o resultado do Edital nº 11/2023 Extensão Tecnológica da FAPES, e o projeto submetido por professores do LabMaker foi contemplado. O Edital tem como objetivo apoiar financeiramente projetos de extensão tecnológica, em diferentes áreas temáticas.

O título do projeto aprovado é “SerraMaker: fomentando a cultura Maker no município da Serra ”.
Este projeto visa promover a cultura maker nas escolas do município da Serra, proporcionando aos alunos experiências de aprendizado prático, inovação e resolução de problemas.

Reconhecendo a importância da cultura maker para o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e colaboração, o projeto capacitará alunos do campus Serra do IFES em tecnologias da Economia 4.0, como modelagem 3D, manufatura aditiva, manufatura subtrativa e robótica. O projeto engloba a produção de material didático e experimentos para cada tecnologia, bem como a capacitação de professores da rede pública de ensino e instituições parceiras. Ao equipar os professores com habilidades da cultura maker, o projeto permite a criação de ambientes de aprendizado dinâmicos, onde os alunos podem explorar seus interesses, desenvolver habilidades essenciais e se preparar para os desafios do futuro.

Os resultados esperados incluem a promoção da criatividade, o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, o estímulo à colaboração e o trabalho em equipe, além do incentivo à aprendizagem interdisciplinar e ao empreendedorismo. Com a capacitação de professores e a implementação de espaços de cultura maker, o projeto busca moldar uma geração de indivíduos inovadores, adaptáveis e preparados para a sociedade voltada para a tecnologia.

Os professores envolvidos no projeto são:

Flávio Garcia Pereira
Francisco José Casarim Rapchan
Gabriel Tozatto Zago
Marcos Simão Guimarães
Richard Junior Manuel Godinez Tello
Rosiane Ribeiro Rocha (coordenadora)