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Coordenadoria Geral de Extensão

Publicado: Quarta, 05 de Agosto de 2020, 12h30 | Última atualização em Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 10h42

Índice de Artigos

A Coordenadoria Geral de Extensão (CEX) campus Serra do Ifes está vinculada à Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (DPPGE) e é responsável pela coordenação das ações de extensão do campus, em consonância com as diretrizes gerais do Ifes e alinhadas às demandas locais e regionais da comunidade e do setor produtivo. Esse setor funciona atualmente na sala 803B do Bloco 8 do campus.

Atribuições da Coordenadoria Geral de Extensão

I. Coordenar as atividades de extensão empresarial e comunitária do campus em consonância com as diretrizes gerais do Ifes e alinhadas às demandas locais e regionais da comunidade e do setor produtivo;

II. Proporcionar ações que visem aumentar as atividades de extensão empresarial e comunitária do campus, mantendo constante interação com setores da sociedade civil organizada;

III. Providenciar as medidas necessárias para elaboração e formalização de convênios, termos de cooperação e contratos resultados de parcerias com agentes externos;

IV. Manter em sua guarda os documentos e processos administrativos referentes às ações de extensão do campus, cuidando para que estejam devidamente documentados e em dia com relação às legislações próprias, os regulamentos e editais institucionais e, quando for o caso, os acordos firmados com organizações externas;

V. Orientar a elaboração, viabilizar a institucionalização e acompanhar a execução de ações de extensão do campus mantendo os colaboradores informados quanto às possibilidades de financiamento e de interação com a comunidade;

VI. Coordenar, acompanhar e orientar a seleção de bolsistas e projetos de extensão oriundos de políticas institucionais e de agências de fomento;

VII. Promover ações que permitam uma postura proativa de professores, alunos e técnicos administrativos com vistas ao empreendedorismo, à inovação, à promoção da cidadania, à inclusão social e à produção cultural e artística no âmbito de ações de extensão; e

VIII. Cooperar com a Coordenadoria Geral de Assistência à Comunidade, no âmbito de sua competência

Contato:

Adelson Pereira do Nascimento
Coordenador Geral de Extensão
Portaria Nº 747, DE 7/05/2021
Tel: (27) 3182-9201
E-mail: adelson.nascimento@ifes.edu.br


INFOGRÁFICO INDESIGN AÇÕES EXTENSÃO PARTE 01

"Entende-se como extensão, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre o Ifes e outros setores da sociedade."
São ações de extensão, o conjunto de atividades organizadas nos seguintes formatos: programas, projetos, cursos, eventos e prestações de serviço.
 
Programa

“É o conjunto articulado de ações e atividades de ensino, pesquisa e extensão, de caráter multidisciplinar. Tem caráter contínuo, orgânico institucional, integração no território ou em grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo por estudantes orientados por um ou mais servidores da instituição.”

Projeto

“É o conjunto de ações processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, desenvolvido de forma sistematizada e com período de vigência igual ou superior a 1 (um) mês ou igual ou inferior a 36 meses.”

Curso

“É um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presencial, semipresencial ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático, com carga horária mínima de oito horas e processo de avaliação.”

Evento 

“São ações que implicam na apresentação e exibição pública e livre, ou, também, com clientela específica do conhecimento ou produto, desenvolvido, conservado ou reconhecido pelo Ifes, devendo estar classificados nos seguintes grupos: Congresso; Fórum; Seminário; Semana; Exposição; Mostra; Oficina; Espetáculo; Evento esportivo; Festival; ou outros tipos de evento.”

Prestação de Serviço

“É uma atividade de transferência à comunidade do conhecimento gerado, incluindo-se nesse conceito assessorias e consultorias, pesquisas encomendadas e atividades contratadas e financiadas por terceiros (comunidade ou empresa), caracterizando-se por intangibilidade, inseparabilidade e por não resultarem na posse de um bem.”
 
IMPORTANTE:

Quaisquer dessas ações, serão classificadas como extensão, se, somente se, for concebida em função de demandas identificadas na interação do IFES com grupos sociais ou organizações externas.
 
Regulamentação de Ações de Extensão

* Orientação Normativa nº 01/2020

* Anexo I - Normatização e Procedimentos Específicos para Cursos de Extensão - atualizada em 04/10/2018
 
Cadastramento e Institucionalização de Ações de Extensão

Acesse aqui a página com todos os formulários para cada tipo de ação de extensão.
 
Certificação de ações cadastradas

Após cadastrar a atividade na PROEX o responsável pela ação (ou coordenador) receberá login e senha do Sistema de Registro de Certificados (SRC) do Ifes. Com esse login e senha o coordenador irá entrar no sistema e cadastrar os participantes (público-alvo e equipe de execução). Após cadastrá-los, o responsável pela ação enviará um e-mail para o coordenador de extensão (extensao.sr@ifes.edu.br) solicitando autorização para certificação.

Os certificados estarão disponíveis somente no formato digital e será encaminhado automaticamente, por meio do SRC, ao e-mail do cadastrado pelo participante, com certificado digital.


 INFOGRÁFICO INDESIGN AÇÕES EXTENSÃO PARTE 02


Os cursos de formação inicial e continuada do Ifes,  os chamados Cursos FIC, visam a formação introdutória, a complementação e a ampliação do nível de conhecimento teórico-prático em determinado domínio do saber, compreendendo também a qualificação profissional.
 
Os cursos FIC podem ser classificados em três grandes áreas:

1. Extensão: Visa atender, prioritariamente, demanda externa ao IFES. São cursos que promovem interação com a sociedade em geral, desenvolvidos e ofertados

por meio de um diagnóstico realizado com o público externo ao IFES.

2. Ensino: Visa atender demanda interna do IFES. São cursos que complementação às atividades regulares do ensino e que trabalham temas não contemplados

nas disciplinas tradicionalmente ofertadas e descritas nos planos de ensino dos cursos com ofertas regulares.

3. Desenvolvimento institucional: visa atender demanda interna do IFES, principalmente voltados à formação e capacitação de servidores.

Se o curso for de natureza extensionista, poderá ser utilizado o formulário de curso de extensão. Neste caso, o servidor deverá procurar a Coordenadoria de Extensão de seu campus para orientação, tramitação e registro do curso.

Se o curso for uma complementação as atividades de ensino, o cadastro e registro deverá ser feito de acordo com edital disponibilizado pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN). Neste caso, o servidor deverá procurar a Direção de Ensino para tramitação e registro do curso.


Relatório de Gestão CGAEX - 2019 

 


LEDS – Laboratório de Extensão em Desenvolvimento de Soluções

Coordenador: Felipe Frechiani de Oliveira

Número do Processo: 23158.001139/2014-96

Descrição: O programa LEDS cria dentro do núcleo incubador do campus Serra um ambiente que simula o dia-a-dia empresarial. Nesse ambiente alunos se beneficiam da experiência profissional de servidores e parceiros que orientam o desenvolvimento de produtos, processos e serviços, para a sociedade.

Esse ambiente propicia um aprendizado vivencial para alunos e servidores por meio da cooperação mútua. Além disso, o Leds proporciona um ambiente prático e de experimentação no qual alunos, servidores e parceiros de instituições públicas e privadas podem interagir e, assim, gerar conhecimento e inovações que beneficiem a sociedade. Com isso, o Leds deseja tornar-se referência entre alunos, empresas e sociedade no geral no aprendizado prático e efetivo e em soluções inovativas no âmbito das tecnologias industriais, sociais e da economia criativa.

O programa funciona a partir do envolvimento de três atores: Público alvo, Executores, Tutores de projeto:

O Público alvo são clientes ou usuários dos produtos, processos e serviços do programa. Dentre esses estão a industria, os órgãos públicos, a sociedade organizada e o próprio Ifes.

Os Executores são os alunos, que orientados por servidores, terão oportunidade de desenvolver competências de construção, modelagem, gestão e empreendedorismo e inovação.

Os Tutores de projeto são servidores responsáveis pelo suporte técnico, metodológico, gerencial e empreendedor e inovativo de cada projeto no qual estão os alunos. Assim, atendo a demanda do Público alvo. Dessa forma, os Tutores de projeto serão beneficiados com um ambiente em que possam colocar em prática assuntos geralmente tratados no campo teórico em disciplinas curriculares, buscando o aprofundamento desses.

Programa Local Núcleo Incubador Campus Serra – NIS

Coordenador: Emmanuel Marques Silva

Número do Processo: 23158.000163/2017-51

Descrição: A Incubadora do Ifes é concebida como um ambiente educacional propício para o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) empreendedoras e inovadoras por meio de atividades que contemplam alunos, servidores e comunidade externa. Busca contribuir para o desenvolvimento socioeconômico local e regional sendo referência no trabalho de apoio a empreendimentos inovadores do Estado do Espírito Santo.

A incubadora do Ifes encontra-se institucionalizada pela Resolução do Conselho Superior n.º 70/2011, de 08 de dezembro de 2011, que define regras e procedimentos para a institucionalização de Núcleos Incubadores de empreendimentos de base tecnológica, social e cultural.

O Programa Local do Núcleo Incubador Campus Serra – NIS encontra-se diretamente vinculado e alinhado com o Programa Institucional em Rede de Incubação de Empreendimentos desenvolvido pela Agência de Inovação do Ifes (Agifes). O programa local citado tem como principal objetivo oferecer um conjunto de atividades que proporcionam suporte ao desenvolvimento de projetos inovadores, por meio de iniciativas próprias e em parceria com a rede constituída por Núcleos Incubadores do Ifes com potencial de abrangência em todos os campi da instituição.

Desse modo, todas as ações, processos e projetos institucionais desenvolvidos pelo Núcleo Incubador Campus Serra – NIS estão diretamente relacionados com a função estratégica integradora e articuladora do Programa Institucional em Rede de Incubação de Empreendimentos.

Ifes para todos

Coordenador: Alessandro Bermudes Gomes

Número do Processo: 23158.001812/2017-31

Descrição: A preocupação com o acesso e a permanência nas instituições federais de ensino profissional e tecnológico vem historicamente de uma condição assistencialista aos meninos sem família ou com família em condições financeiras e sociais precárias. Basta, para isso, voltar os olhos à história em andamento do próprio Instituto Federal no Espírito Santo.

A preocupação com que as ações realizadas não sejam meramente assistencialistas fundamenta-se na noção de que a própria exclusão educacional é gerada amplamente por descasos de políticas públicas consistentes que enfrentem a desigualdade social historicamente constituída. A sistemática de uma política de acesso que abarque a entrada dos grupos desfavorecidos economicamente e dos alunos que estudam na escola pública é uma definição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Essa definição pela questão econômica não é a única a ser levada em consideração, mas, dado que vivemos numa sociedade capitalista, esse viés incorpora grande parte das demais questões. Não podemos nos esquecer de que vivemos em uma sociedade capitalista, que deve ser nomeada e compreendida pelo que é. Não há elegância teórica que justifique nosso distanciamento dessa realidade, Moreira, 2001. Assim, acreditamos que ao implantar o programa IFES PARA TODOS, em parceria, inicialmente, com a Rede Estadual de Ensino do Estado e dos Municípios do ES, daremos um passo importante no intento de possibilitar a grupos socialmente excluídos e aos alunos de escolas públicas, oportunidades de entrar e permanecer em uma escola pública de notável excelência educacional, tanto na formação cidadã, quanto profissionalizante.

Inova Serra

Coordenador: Francisco José Casarim Rapchan

Número do Processo: 23158.001058/2018-10

Descrição: O Programa Inova Serra tem por objetivo precípuo a criação do Polo de Inovação e Negócios Tecnológicos em todo o município da Serra até o ano de 2020, com vistas à disseminação da cultura de inovação, com ações voltadas para o (i) aumento da competitividade das empresas serranas, (ii) estimular o ambiente produtivo em todos os níveis, e (iii) fortalecer as parcerias com empresas públicas e privadas, ICTs e Governo do Estado, visando promover a conexão em rede e posicionar a Serra como principal polo de inovação e negócios tecnológicos do Espírito Santo.

Ifes Portas Abertas

Coordenador: Wagner Kirmse Caldas

Número do Processo: 23158.001172/2018-40

Descrição: O programa “Ifes Portas Abertas” é uma evolução do projeto “Ifes Portas Abertas”, o qual foi realizado durante o ano de 2018, atendendo mais de vinte escolas e mais de 400 alunos. Esse programa tem por objetivo receber a visita de alunos da rede pública e privada, a princípio aqueles cursando os oitavos e nonos anos do ensino fundamental e os alunos do ensino médio, para que eles possam conhecer o Campus e os cursos nele ofertados. Para isso, a cada visita, um grupo de recepção ficará a disposição dos visitantes, apresentando: a estrutura organizacional; os cursos; o processo seletivo; e as instalações do Campus. Esse grupo de recepção será formado por professores, técnicos administrativos e alunos regulares, totalizando um máximo de seis pessoas, de nossos cursos. O Programa também poderá atuar na recepção de alunos público-alvo do PROEJA, mediante a participação de professores que atuam nesse nível de ensino, de forma a poder lhes ofertar atendimento nas visitas noturnas. Não obstante, o programa ainda prevê a participação avulsa da sociedade, onde pais de alunos poderão trazer seus filhos para participar da ação em datas onde haverá a visita de escolas. Com isso, é esperado um maior reconhecimento do Instituto, pela comunidade, principalmente da Serra, porém, com pretensão de atingir a região Grande Vitória, fazendo com que mais alunos possam conhecer suas possibilidades de estudo. É nossa meta que esse programa auxilie na ampliação da relação candidatos x vaga dos cursos ofertados.


Sistema para predição de transtornos mentais comuns na atenção primária a saúde

Coordenador: Moisés Savedra Omena

Número do Processo: 23158.001150/2019-61

Descrição: O presente projeto partiu de necessidades verificadas com os profissionais das áreas de saúde de Vitória verificadas em projetos anteriores realizados pelos professores parceiros da UFES. Estudos epidemiológicos tem mostrado à alta prevalência e o impacto importante dos transtornos mentais na saúde pública (Demyttenaere et al., 2004; Report, 1993). Os transtornos mentais foram responsáveis por quase um terço de anos vividos com incapacidade no mundo em 2005 (Lopez, Mathers, Ezzati, Jamison, & Murray, 2006). Além disso, os transtornos mentais ampliam a morbidade e incapacidade associada a outros problemas de saúde (Moussavi et al., 2007).

Há ainda um número pequeno de acesso ao tratamento em grande parte da população geral , quando levado em conta a alta prevalência de transtornos mentais na população (Prince et al., 2007). Segundo o estudo de Gonçalves et al. (2014), há alta prevalência de transtornos mentais em 27 Unidades de Saúde da Família de quatro capitais. Foram verificadas taxas elevadas em todos os municípios pesquisados: 51,9% (Rio de Janeiro), 53,3% (São Paulo), 64,3% (Fortaleza) e 57,7% (Porto Alegre). De acordo com os dados acima, sabe-se que a maior parte dos indivíduos com transtornos mentais não recebe tratamento.

A necessidade de superação da deficiência de cobertura à saúde mental tem sido intensamente debatida no Brasil e no mundo. Uma possível resposta a esse desafio é representada pela implementação de soluções computacionais baseadas em ciência de dados e aprendizado de máquina. Essas soluções são capazes de, a partir de dados já existentes, prever a prevalência dos transtornos mentais em indivíduos, assim como a sua gravidade clínica e necessidade de intervenção.

A introdução de aprendizado de máquina, com modelos de interações causais e predição de risco, pode previamente indicar a probabilidade individual de início ou piora de episódios de transtornos mentais, permitindo a instituição de assistência precoce, abreviação do quadro clínico e redução da comorbidade e da incapacitação. Esses procedimentos também podem ser suportados por algoritmos que indicam a necessidade de tratamento e fazem o seguimento da resposta do paciente às terapêuticas instituídas.

O projeto atual pretende utilizar uma base de dados já coletada e anonimizada por projetos anteriores da instituição parceira, a UFES. A intenção é fazer uma prova de conceito, para posteriormente auxiliar a tomada de decisões pelos profissionais da saúde. A base de dados já está disponível, coletada e anonimizada.

Os pesquisadores nesse projeto não terão acesso a dados não anonimizados dos pacientes.  Este projeto será realizado em paralelo com o projeto “Sistema de apoio para rastreio e geolocalização de transtornos mentais comuns na atenção primária a saúde” e com o projeto “Identificação de Transtornos Mentais Comuns e Abuso De Álcool/Drogas no Âmbito Da Atenção Primária à Saúde” submetido a EDITAL FAPES pela proponente Maria Carmen Viana.

Circuito Audiovisual

Coordenador: Amarildo Mendes Lemos

Número do Processo: 23158.001195/2019-35

Descrição: O presente projeto de extensão, Circuito Audiovisual, tem como objetivo promover e difundir a cultura audiovisual por meio de oficinas oferecidas na modalidade presencial. Serão oferecidas oficinas de roteiro, produção, direção, câmera e fotografia, som, direção de arte e montagem de edição. O projeto também compreende a formação de profissionais da educação com metodologias alternativas com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ao capacitar professores para utilização da produção audiovisual como recurso pedagógico. O projeto será realizado em três polos de produção (e formação) agregando um conjunto de oficinas e de práticas que forjam um ciclo de pensar, sentir e fazer cinema. Cada polo apresentará, ao longo e ao fim do projeto, produtos audiovisuais específicos e o conjunto exibido em mostras e em plataformas digitais. O projeto pretende sensibilizar um amplo público, além de capacitar jovens e multiplicadores do município de Serra, através da valorização de patrimônios culturais locais e do incentivo a formas de empoderamento por meio da cultura e sua economia.

I Am Here: Registro de Frequência por Reconhecimento Facial

Coordenador: Fabiano Borges Ruy

Número do Processo: 23158.001152/2019-50

Descrição: O registro de frequência durante as aulas é uma atividade necessária porém repetitiva e custosa (especialmente em turmas grandes). Em cada aula de 100 minutos, esta atividade pode tomar cerca de 5% do tempo de aula. Dessa forma, poderia ser (semi)automatizada. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de uma aplicação capaz de contabilizar a frequência de alunos por meio de um aplicativo utilizando técnicas de reconhecimento facial. Espera-se, com isso, dar mais produtividade ao professor na atividade docente. O desenvolvimento do aplicativo é realizado com base em métodos e técnicas de Engenharia de Software e a sua avaliação por meio de experimentos com professores no ambiente real de sala de aula. O feedback coletado e problemas encontrados são utilizados para melhorias. Os principais resultados esperados são a economia de tempo do professor na realização de chamadas, a disseminação da tecnologia nas instituições interessadas, a formação dos alunos nas tecnologias e metodologias envolvidas e os possíveis encaminhamentos para produção científica e geração de um produto.

Incluir & Multiplicar

Coordenador: Bruno Cardoso Coutinho

Número do Processo: 23158.001148/2019-91

Descrição: Tendo em vista a grande diversidade de conhecimentos tecnológicos, de natureza dinâmica e evolutiva, juntamente com a necessidade de incluir todos neste mundo digital e visando o compartilhamento igualitário de oportunidades no mercado de trabalho, torna-se cada vez mais necessária a realização de ações de inclusão digital, social e implementação de tecnologias sociais em comunidades vulneráveis. Neste contexto, o projeto “Incluir & Multiplicar” tem como finalidade promover melhorias na formação intelectual, profissional e social de crianças, adolescentes e jovens do bairro de Central Carapina, localizado na periferia do município de Serra - ES, via a inserção de multiplicadores de conhecimentos de informática na comunidade, com a intermediação da Associação de Vivência Shalon, que realiza vários projetos sociais no bairro desde 1997. A formação destes multiplicadores, ou facilitadores, se dará através da oferta de curso de formação básica em informática no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Serra. Inserida no projeto pedagógico deste curso, teremos a componente curricular “Estágio em Docência”, quando os alunos dos cursos de inclusão digital do Ifes poderão dedicar algumas horas na semana para ensinar o que aprenderam para as crianças menores, que fazem os cursos de informática na Associação Shalon. A formação no curso de inclusão digital do Ifes terá metodologia específica e adaptada à realidade dos moradores daquela comunidade. As disciplinas serão ministradas por aluno bolsista dos cursos técnicos ou superiores do Ifes, sob orientação do professor coordenador desta ação. A partir da inserção dos multiplicadores na comunidade, espera-se que mais turmas de formação básica em computação possam ser criadas na Associação Shalon, permitindo uma propagação do conhecimento, já que os alunos terão a possibilidade de se tornarem futuros multiplicadores em sua comunidade. Espera-se com esta metodologia cíclica (multiplicadores formando futuros multiplicadores) e com a facilidade de reaplicação da tecnologia social proposta neste trabalho, contribuir com a geração de renda e superação da desigualdade social, por meio da inclusão no mundo do trabalho e autonomia econômica das famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

My Pay: Um ERP em nuvem para foodtrucks.

Coordenador: Felipe Frechiani de Oliveira

Número do Processo: 23158.002323/2019-82

Descrição: Atualmente, no mercado, existem muitos estabelecimentos comerciais do tipo foodtruck. Tais estabelecimentos carecem de controle financeiro, operacional e gerencial de suas vendas. Essa falta de controle gera perda de vendas, conflitos durante o atendimento na parte operacional e com o cliente. Além desses problemas mencionados, pode-se citar ainda a falta de uma visão geral para o proprietário sobre o desempenho do negócio. Vale ressaltar que muitos desses estabelecimentos não conseguem arcar com um sistema do tipo ERP devido ao seu alto custo. Dessa forma, o projeto visa a construção de um ERP em nuvem de baixo custo voltado para estabelecimentos comerciais do tipo foodtruck.

Física ao Alcance de Todos

Coordenador: Rosilene de Sá Ribeiro

Número do Processo: 23158.000471/2020-31

Descrição: Neste projeto iremos montar e organizar a sala 911T localizada no Campus Serra do Ifes com o objetivo de criarmos um espaço não formal de ensino e aprendizagem. Este espaço será inaugurado no decorrer do primeiro semestre de 2020 e contará com vários experimentos de diversas áreas, principalmente de física, sendo a maioria dos experimentos automatizados. Este espaço estará aberto para visitações orientadas de escolas e grupos externos previamente agendados durante o decorrer do ano, dando apoio também ao projeto Ifes portas abertas, já existente no campus. Além deste espaço que iremos montar e expor aos visitantes, iremos organizar e realizar a SNCT de 2020, onde teremos várias ações como palestras, minicursos, e mostra tecnológica. Para os minicursos é desejável que sejam estudantes a partir do 9o ano.Valeressaltar que os experimentos que serão expostos na sala 911T são experimentos construídos por alunos do Ifes Serra sob nossa orientação.

Uma mostra permanente do conjunto de experimentos produzidos permitirá a divulgação, capilarização e apropriação do conhecimento adquirido de forma contínua.

Além disso, este projeto possibilita uma estreita interface com a área de computação, através da programação de microcontroladores que fazem a automação dos experimentos. Por isso ele também contempla ações envolvendo o aprendizado de técnicas de programação do Arduino através de minicursos sobre como programar o Arduino e como aplicar esta programação, a qual é semelhante àquela realizada em robôs industriais. Portanto, o projeto aproxima o jovem estudante e a comunidade em geral da tecnologia empregada no mercado de trabalho, servindo, assim, como multiplicador dessa atividade, além de ser mais atrativa aos olhos dos jovens, que estão imersos no mundo tecnológico.

Tutoria de Estudos Orientados: Compartilhando Saberes

Coordenador: Bruno Ramos Gonzaga

Número do Processo: 23158.000470/2020-58

Descrição: No dia 10 de dezembro do ano de 2014, foi lançado, por nós, no Ifes, o Projeto Tutoria Em Estudos Orientados, que, desde então, vem acontecendo de forma ininterrupta em todos os semestres letivos, a intenção é ampliar e aprimorar o projeto conferindo-lhe uma conceptualização teórica mais consistente, tendo com base, várias teorias da aprendizagem, entre elas, a Zona de Desenvolvimento Proximal de Vigotsky. Ao longo destes anos o projeto certificou dezenas de estudantes participantes, além de ter criado uma rede colaborativa de solidariedade, pois alguns dos alunos participantes que aprendem a estudar, retornam no semestre seguinte como candidatos a voluntários, motivados pela gratidão ou por razões que envolvem experiência profissional. O projeto dialoga com a agenda 2030 da organização das nações unidas (ONU) em dois dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS): Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos (ODS 4) e reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles (ODS 10). Portanto, sabendo da importância social da presente proposta, realizaram-se reuniões no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), na presença de professores, pedagogos e diretores do Ifes e potenciais escolas parceiras. Os relatos abordaram aspectos sociais, geográficos e econômicos da realidade escolar e das comunidades adjacentes ao bairro onde se situam as escolas, além dos relatos das experiências com êxitos, dificuldades e necessidades das comunidades locais, Durante as reuniões houve uma interação entre saberes, rompendo com o discurso da hegemonia acadêmica, permitindo a todos que estavam presentes na reunião, alunos ou servidores do Ifes, aprender e perceber questões de âmbito educacional, social e econômico, que podem ser obstáculos para o sucesso escolar de qualquer instituição de ensino. Então, foi resolvido aplicar um projeto de intervenção e/ou mediação que colaborasse com escolas públicas do Espírito Santo.


Informática Básica Para Agentes Multiplicadores.

Coordenador: Bruno Cardoso Coutinho

Número do Processo: 23158.001983/2019-47

Descrição: Tendo em vista a grande diversidade de conhecimentos tecnológicos, de natureza dinâmica e evolutiva ,juntamente com a necessidade de incluir todos neste mundo digital e visando o compartilhamento igualitário de oportunidades no mercado de trabalho, torna-se cada vez mais necessária a realização de ações de inclusão digital, social e implementação de tecnologias sociais em comunidades vulneráveis. Neste contexto, o projeto “Incluir & Multiplicar” tem como finalidade promover melhorias na formação intelectual, profissional e social de crianças, adolescentes e jovens do bairro de Central Carapina, localizado na periferia do município de Serra-ES, via a inserção de multiplicadores de conhecimentos de informática na comunidade, com a intermediação da Associação de Vivência Shalon, que realiza vários projetos sociais no bairro desde 1997. A formação destes multiplicadores, ou facilitadores, se dará através da oferta de curso de formação básica em informática no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Serra. Inserido nas ementas deste curso, teremos o componentes curricular “Prática da Docência”, quando os alunos em formação no curso do Ifes poderão dedicar algumas horas na semana para transmitir parte de seus conhecimentos adquiridos às crianças menores, que fazem os cursos de informática na Associação Shalon. A formação no curso de inclusão digital do Ifes terá metodologia específica e adaptada à realidade dos moradores daquela comunidade. As disciplinas serão ministradas por aluno bolsista do curso superior em Sistemas da Informação do Ifes, sob orientação do professor coordenador desta ação. A partir da inserção dos multiplicadores na comunidade, turmas de formação básica em computação poderão ser criadas na Associação Shalon, permitindo uma propagação do conhecimento, já que seus alunos (crianças e adolescentes atendidos pela Associação) terão a possibilidade de se tornarem futuros multiplicadores em sua comunidade. Espera-se com esta metodologia cíclica (multiplicadores formando futuros multiplicadores) aplicada, contribuir com a geração de renda e superação da desigualdade social, por meio da inclusão no mundo do trabalho e autonomia econômica das famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.


Sistema de Informação para Notificação, Captação, Distribuição de Órgão

Coordenador: Rodrigo Fernandes Calhau

Número do Processo: 23158.000540/2015-91

Descrição: O presente projeto partiu de necessidades da CNCDO/ES – Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Espírito Santo – no controle e avaliação de notificações de Óbitos feita pelos hospitais notificantes do estado para realização de doações de órgãos e tecidos. Atualmente esse processo ocorre sem apoio nenhum de um sistema computacional. As notificações de óbito ocorrem via formulários de papéis e são enviados via fax, o que é muito custoso e moroso.

A fim de agilizar o processo de comunicação sobre de doações de órgãos, é preciso adotar medidas para facilitar, diminuir o tempo e aumentar frequência da notificação, que as vezes nem é feita ou então ocorre tardiamente. A partir dessa necessidade de melhoria, pensou-se na criação de um sistema que ajudasse nesses pontos, o Sistema de Notificação, Captação e Doação de Órgãos -(SINCAP)

O sistema terá acesso via web e seu objetivo é facilitar a interação entre profissionais da saúde de instituições hospitalares públicas federais, estaduais, municipais, filantrópicas e privadas assim como profissionais das CNCDO’s e bancos de tecido ocular humano. O sistema também terá uma versão para dispositivos móveis que também ajudará a dinamizar o processo de notificação e também ajudará internamente na realização de procedimento internos como a geração de relatórios.

LifeBox: transporte e monitoramento de córnea de forma inteligente

Coordenador: Carlos Lins Borges Azevedo

Número do Processo: 23158.000424/2016-51

Descrição: Melhorar o processo de notificação, capacitação e distribuição de córneas do estado do Espírito Santo, diminuindo a fila de espera e aumentando a eficiência do sistema por meio do desenvolvimento de um sistema de informação integrado capaz de facilitar a realização dos processos de distribuição dos órgãos do CNCDO e a geração de relatórios (visando atender o “Regulamento Técnico do Sistema Nacional de Transplantes que Regula as Atividades Técnicas e Operacionais de Captação, Distribuição e Transplantes de Órgãos, Partes e Tecidos). o sistema proposto, denominado “Lifebox”, será um solução composta por três partes: (i) Um sistema Web, (ii) um sistema mobile e (iii) um hardware de monitoramento. Por fim, espera-se aumentar a eficiência do processo, diminuindo as filas de espera, melhorando a qualidade de vida da população por ele atendida (transplante de córnea).

SIPAC - Sistema de Informação da Produção Agropecuária capixaba

Coordenador: Sergio Nery Simões

Número do Processo: 23158.000888/2015-87

Descrição: No Brasil temos duas instituições que fazem e publicam as estatísticas de produção agrícola em nívelnacional e, portanto, acompanham o desempenho da produção agrícola no Brasil. A Conab faz estimativas de produção de grãos a nível nacional e divulga as estimativas somente em nível nacional e estadual. Já o IBGE faz estimativas não somente da produção de grãos, mas também de alguns produtos da fruticultura, olericultura, Extração vegetal, Silvicultura, pecuária e aquicultura. O IBGE,além de fazer a divulgação em nível nacional e estadual, também faz a divulgação em nível municipal e, por isso é a referência utilizada quando se trata de dados municipais da agropecuária.

O IBGE faz o levantamento da produção agrícola de todos os produtos nos municípios, no entanto, publica apenas as estatísticas dos produtos que considera mais importante para o estado e que são produzidos também em outras unidades da federação, ou seja, publica apenas parte das estatísticas. No caso da olericultura, de uma lista de 41 produtos produzidos no estado, apenas 8 produtos tem seus dados da produção publicados no SIDRA, banco de dados do IBGE, e na PAM – Pesquisa Agrícola Municipal. No caso da fruticultura, de uma lista de 26 produtos, 15 tem seus dados de produção publicados no SIDRA e PAM. Ficam de fora da publicação no SIDRA e PAM os dados da produção de milho forrageira e cana forrageira. Faltam também as estatísticas de produção da pecuária por município e também as estatísticas da pesca em mar.

Na Secretaria de Estado e da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca – SEAG já existe um banco de dados da produção agropecuária do estado. Esse banco de dados contém informações da produção agropecuária coletadas de várias instituições desde 1975. Esse banco de dados é o principal e mais completo que a secretaria dispõe. No entanto, este banco de dados foi feito no Access e fica em um computador restrito, não sendo possível a consulta via internet. Neste banco de dados também não constam as informações dos produtos que ficam foram da publicação no SIDRA e PAM.

Os dados dos produtos que não são publicados ficam disponíveis nos escritórios regionais do IBGE para consulta e estão disponíveis para cópia mediante solicitação. Estes dados são importantes e fundamentais para que tenhamos estatísticas mais completas da produção agropecuária do estado para que seja possível o cálculo do valor bruto da produção do estado e também os municípios. Estes dados também são importantes para a avaliação dos resultados das tecnologias desenvolvidas para melhorar a produtividade e desempenho das atividades agropecuárias, bem como para a avaliação dos resultados das políticas públicas voltadas para a agropecuária capixaba. A inexistência deste sistema tem atrasado o desempenho do planejamento estratégico voltado para o desenvolvimento da agropecuária capixaba na medida em que: os dados existentes não estão sistematizados e não podem ser acessados com facilidade; faltam informações

Acorde Musical

Coordenador: Moisés Savedra Omena

Número do Processo: 23158.000373/2016-68

Descrição: O projeto ACORDE MUSICAL tem como premissas básicas encontros semanais onde haverá a troca de saberes e músicas escolhidas pelo grupo que serão tocadas visando o aprendizado conjunto.

Câmara de Assessoramento em Gestão e Tecnologia do Núcleo Incubador do campus Serra do Ifes

Coordenador: Emmanuel Marques Silva

Número do Processo: 23158.000364/2016-77

Descrição: A Câmara de Assessoramento em Gestão e Tecnologia constitui-se como órgão do Ifes campus Serra responsável em promover a participação de especialistas de diversas áreas do conhecimento na construção de soluções técnicas, de processos e de modelos, dentre outros, relativas à gestão administrativa e aporte tecnológico em empreendimentos associados ao Núcleo Incubador Serra e empresas demandantes. A Câmara surge com o intuito de fornecer orientações e assessorias nas áreas de gestão e de tecnologia com vistas a promover melhorias empresariais que busquem a consolidação dos empreendimentos incubados no mercado, bem como seu crescimento e sustentabilidade.

Sistema de apoio para monitorar temperatura para preparaçãode caixas para transporte de órgão.

Coordenador: Carlos Lins Borges Azevedo

Número do Processo: 23158.000571/2016-21

Descrição: O presente projeto partiu de necessidades do Banco de Olhos do Hospital Evangelico e do CNCDO/ES (Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos) de preparar a caixa responsável pelo transporte de órgão no estado do Espírito Santo. Atualmente, o processo de preparação de caixa para o transporte do órgão é oneroso. O transporte de órgãos é feito em caixas térmicas.

No processo atual, os enfermeiros investem 4 horas ou mais no processo de preparação da caixa. O processo de preparação tem como objetivo adequar a temperatura da caixa entre -4 e 8 graus, conforme normativa do Ministério da Saúde. Apesar do processo ser consolidado pelas autoridades da saúde, esse é executado manualmente. Os enfermeiros preparam o gelo ou gelox algumas horas antes do transporte. Esses elementos são postos na caixa para o transporte, após esses elementos estarem em uma temperatura adequada. A tarefa seguinte é o monitoramento da caixa para se adequar ao intervalo de temperatura
descrito pela normativa do Ministério da Saúde. Esse monitoramento é feito manualmente por meio de um termômetro. A cada hora o enfermeiro monitora a temperatura da caixa e verifica se essa está adequada para o transporte. Essa tarefa apenas e finalizada quando a caixa normaliza a temperatura. Vale ressaltar que para medir a temperatura é necessário abrir a caixa. Isso influenciando na medição da temperatura. Como pode ser observado na problemática acima, o processo de preparação da caixa é oneroso e propicio a erros na medição. Afinal, há a necessidade de grande intervenção humana. Tendo como base os problemas supracitados, observou a necessidade de uma solução que auxilie o trabalho dos enfermeiros no processo de preparação da caixa. A solução é composta por um hardware e um software. O hardware é responsável por medir a temperatura sem a necessidade de abrir a caixa. O software é responsável por apresentar as informações da medição e, assim, fornecer dados para uma tomada de decisão no processo de prepara da caixa. Sistema de georreferenciamento e detecção de vibração e queda para implementação de uma caixa inteligente de transporte de órgãos.

Sistema de georreferenciamento e detecção de vibração e queda para implementação de uma caixa inteligente de transporte de órgãos.

Coordenador: Flávio Lopes da Silva

Número do Processo: 23158.000568/2016-16

Descrição: O presente projeto partiu de necessidades da CNCDO/ES – Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Espírito Santo – na distribuição de órgãos entre as unidades do estado e da região sudeste. Atualmente o transporte de órgãos é feito em caixas térmicas com monitoramento de maneira precária. A unidade emissora do órgão não possui nenhuma informação do transporte, devendo confiar plenamente no trabalho do transportador. Na maioria das vezes a caixa térmica não retorna para a unidade de origem, gerando transtornos e custos indesejáveis.

Para melhorar o processo de Distribuição de órgãos é preciso adotar meios para monitorar o transporte do órgão. A partir dessa necessidade de melhoria, pensou-se na criação de um sistema que ajudasse nesse ponto, o Sistema de transporte e monitoramento georreferenciado de córnea.

Esse sistema fará o monitoramento georreferenciado da caixa transportadora do órgão e verificará de forma contínua a vibração da caixa, atendendo as normas do Ministério da Saúde. O sistema também irá dispor de uma comunicação via bluetooth com uma versão para dispositivos móveis. Dessa forma, o transportador terá acesso a todos os parâmetros internos da caixa. Esse sistema gerará ao final do transporte, relatórios que ajudarão nos procedimentos da CNCDO.

Sistema para auxiliar a gestão da Produção Agropecuária capixaba

Coordenador: Moisés Savedra Omena

Número do Processo: 23158.000570/2016-87

Descrição: No Brasil temos duas instituições que fazem e publicam as estatísticas de produção agrícola em nível nacional e, portanto, acompanham o esempenho da produção agrícola no Brasil. A Conab faz estimativas de produção de grãos a nível nacional e divulga as estimativas somente em nível nacional e estadual. Já o IBGE faz estimativas não somente da produção de grãos, mas também de alguns produtos da fruticultura, olericultura, Extração vegetal, Silvicultura, pecuária e aquicultura. O IBGE,além de fazer a divulgação em nível nacional e estadual, também faz a divulgação em nível municipal e, por isso é a referência utilizada quando se trata de dados municipais da agropecuária. O IBGE faz o levantamento da produção agrícola de todos os produtos nos municípios, no entanto, publica apenas as estatísticas dos produtos que considera mais importante para o estado e que são produzidos também em outras unidades da federação, ou seja, publica apenas parte das estatísticas. No caso da olericultura, de uma lista de 41 produtos produzidos no estado, apenas 8 produtos tem seus dados da produção publicados no SIDRA, banco de dados do IBGE, e na PAM – Pesquisa Agrícola Municipal. No caso da fruticultura, de uma lista de 26 produtos, 15 tem seus dados de produção publicados no SIDRA e PAM. Ficam de fora da publicação no SIDRA e PAM os dados da produção de milho forrageira e cana forrageira. Faltam também as estatísticas de produção da pecuária por município e também as estatísticas da pesca em mar. Os dados dos produtos que não são publicados ficam disponíveis nos escritórios regionais do IBGE para consulta e estão disponíveis para cópia mediante solicitação. Estes dados são importantes e fundamentais para que tenhamos estatísticas mais completas da produção agropecuária do estado para que seja possível o cálculo do valor bruto da produção do estado e também os municípios. Estes dados também são importantes para a avaliação dos resultados das tecnologias desenvolvidas para melhorar a produtividade e desempenho das atividades agropecuárias, bem como para a avaliação dos resultados das políticas públicas voltadas para a agropecuária capixaba. A inexistência deste sistema tem atrasado o desempenho do planejamento estratégico voltado para o desenvolvimento da agropecuária capixaba na medida em que: os dados existentes não estão sistematizados e não podem ser acessados com facilidade; faltam informações atualizadas sobre a produção agropecuária e de fácil acesso; cada pesquisador quando precisa de informações sobre a produção agropecuária tem de despender tempo de trabalho para buscar e organizar os dados para utilizar nas suas pesquisas. No período de 2015 a 2016, o SIPAC foi desenvolvido em cooperação entre o Incaper e o Ifes por meio do Leds. Esse sistema permitiu mitigar os problemas acima citados. Tendo como base a infraestrutura de informação criada pelo SIPAC, tornou-se possível o desenvolvimento da evolução do SIPAC para um sistema que auxilie a tomada de decisão.

Desenvolvimento de um sistema multiplataforma para robôs de assistência e manutenção de quadras esportivas

Coordenador: Richard Junior Manuel Godinez Tello

Número do Processo: 23158.000341/2017-43

Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de uma plataforma robótica que possa auxiliar na manutenção de campos esportivos de futebol. Assim, este robô poderá realizar tarefas, como por exemplo, corte do gramado e pintado das linhas regulamentares. O sistema utilizará programação de microcontroladores e estratégias de navegação. O sistema pretende ser bastante intuitivo para um usuário e flexível para as modificações ou adaptações que o robô faria numa situação não prevista. Espera-se que este projeto realize a automação de um processo de forma rápida e eficiente comparado ao mesmo trabalho realizado por um humano. Da mesma forma, é valido frisar que o pesquisador proponente é especialista nas áreas de Robótica e Automação, com formação de Mestrado e Doutorado na área.

ALGolfSwing: Análise de Desempenho Esportivo para Golf

Coordenador: Daniel Ribeiro Trindade

Número do Processo: 23158.000342/2017-98

Descrição: O objetivo é a criação de uma ferramenta para análise de desempenho esportivo para golf. Especificamente a ferramenta fará uma análise do movimento de golf chamado swing, sendo este o movimento realizado pelo jogador imediatamente antes da batida na bola. Para a criação da ferramenta de análise serão estudados os aspectos mecânicos e de postura para a melhor realização possível do movimento. Esses dados servirão de parâmetros para a produção de algoritmos cuja função será determinar a qualidade do movimento do jogador, permitindo que ele possa corrigir possíveis erros. Como resultado espera-se obter a uma aplicação para dispositivos móveis para uso dos jogadores e que permita que eles possam aferir seu desempenho de jogo.

Mutual Life: Um aplicativo para seguros colaborativos

Coordenador: Paulo Sérgio dos Santos Júnior

Número do Processo: 23158.001579/2017-96

Descrição: O projeto tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento da plataforma de seguros colaborativos e cooperativos Mutual.Life. A ideia presente no projeto é resgatar o mutualismo de forma segura e transparente, proporcionando, portanto, uma relação mais simétrica e justa para os participantes, mas também eliminando os riscos de má gestão, fraudes e outros problemas historicamente frequentes nas associações de mútuo.Para isso, o projeto tem como objetivo desenvolver o aplicativo para smartphones da plataforma de seguros.

Ifes Portas Abertas

Coordenador: Wagner Kirmse Caldas

Número do Processo: 23158.000218/2018-11

Descrição: O Campus Serra é um centro de excelência do Instituto Federal do Espírito Santo, no município de Serra, e oferece cursos em diversas modalidades, desde o ensino técnico integrado, Proeja, cursos concomitantes, superiores, mestrado e cursos de extensão, entretanto, por esse município ser muito extenso, o Instituto não é tão conhecido, e essa realidade estende-se à Grande Vitória. O projeto “Ifes Portas Abertas”, tem por objetivo receber a visita de alunos da rede pública e privada, principalmente aqueles cursando os oitavos e nonos anos do ensino fundamental e os alunos do ensino médio, para que eles possam conhecer o Campus e os cursos nele ofertados. Para isso, a cada visita, um grupo de recepção ficará a disposição dos visitantes, apresentando: a estrutura organizacional; os cursos; o processo seletivo; e as instalações do Campus. Esse grupo de recepção será formado por professores, técnicos administrativos e alunos regulares, totalizando um máximo de doze pessoas, de nossos cursos. Com isso, é esperado um maior reconhecimento do Instituto, pela comunidade, principalmente da Serra, porém, com pretensão de atingir a região Grande Vitória, fazendo com que mais alunos possam conhecer suas possibilidades de estudo. É nossa meta que esse projeto auxilie na ampliação da relação candidatos x vaga dos cursos ofertados.

Mulheres na Ciência

Coordenador: Giordana dos Santos Sperandio

Número do Processo: 23158.000199/2018-15

Descrição: O projeto “Mulheres na Ciência” motivou-se da percepção dos baixos índices percentuais de mulheres nos cursos de Ciências Exatas, em especial no Campus Serra, onde apenas 57 alunas - de um total de 298 - estão matriculadas no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Ou seja, apenas 19,2% são mulheres (Dados de 2017). E, de acordo com a Unesco, esse índice representa uma problemática mundial. A proposta deste projeto é promover, à jovens mulheres, uma visão do mundo tecnológico e científico, possibilitando a participação plena das mulheres, rompendo com barreiras e injustiças históricas no mundo científico bem como fomentar o empoderamento feminino. Intencionando ampliar suas condições e perspectivas de vida, este projeto contará com a participação de 18 alunas de 2 escolas públicas estaduais parceiras, localizadas no município de Serra, para oportunizar estudos de programação na linguagem Python, preparação para olimpíadas de matemática e física e aprendizado da língua inglesa por meio do software Wolfram Mathematica. Espera-se com este projeto possa desenvolver competências que motivem as alunas a serem multiplicadoras do conhecimento adquirido em suas comunidades de origem. Além disso, com esta iniciativa o Ifes estará colaborando com um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) na sua agenda 2015-2030.

Academia Cisco nas Escolas Municipais da Serra - ES

Coordenador: Gilberto Neves Sudre Filho

Número do Processo: 23158.000258/2018-55

Descrição: O projeto consiste na capacitação de professores das escolas municipais da Serra – ES para que estes possam ministrar os cursos oferecidos pela Academia Cisco.

Com a capacitação dos professores será possível oferecer cursos em áreas de Empreendedorismo, Programação de Computadores, Redes de Computadores e Segurança da Informação aos alunos das escolas municipais.

O mercado de Tecnologia da Informação apresenta uma alta demanda para profissionais com conhecimento nos assuntos abordados nos cursos. Esta formação vai certamente facilitar aos alunos ocuparem as oportunidades existentes.

ESPM-Empregos: Um serviço inteligente para promover a empregabilidade

Coordenador: Moisés Savedra Omena

Número do Processo: 23158.000386/2018-07

Descrição: A presente ação tem como objetivo desenvolver um serviço inteligente que auxilie o governo do estado do Espírito Santo na gestão de ações que envolvam o aumento da empregabilidade e diminuição do desemprego. São atribuições desse serviço: (i) sugestão de vaga de emprego conforme o perfil do candidato e (ii) sugestão de vagas em cursos de formação.

Para atingir o objetivo supracitado, será realizado um conjunto de estudos envolvendo especialistas em Empregabilidade, Data Science, Matemática, Engenharia de Software e Bancos de dados. Nesse sentido, para maximizar as possibilidades de sucesso do projeto, o grupo de pesquisa denominado Data Science and Complex Networks juntamente com o Leds/Campus Serra, especialistas do governo do estado e alunos envolvidos, estarão trabalhando de modo colaborativo.

Sistema de apoio para rastreio e geolocalização de transtornos mentais comuns na atenção primária a saúde

Coordenador: Carlos Lins Borges Azevedo

Número do Processo: 23158.000316/2018-41

Descrição: O presente projeto partiu de necessidades das Unidades Básicas de Saúde de Vitória verificadas em projetos anteriores realizados pelos professores parceiros da UFES. Este projeto será realizado em paralelo com o projeto “Sistema para predição de transtornos mentais comuns na atenção primária a saúde” e com o projeto “Identificação de Transtornos Mentais Comuns e Abuso De Álcool/Drogas no Âmbito Da Atenção Primária à Saúde” submetido a EDITAL FAPES pela proponente Maria Carmen Viana, cujo proponente do referido projeto é pesquisador principal.

Sistema para predição de transtornos mentais comuns na atenção primária a saúde

Coordenador: Moisés Savedra Omena

Número do Processo: 23158.000317/2018-95

Descrição: O presente projeto partiu de necessidades verificadas com os profissionais das áreas de saúde de Vitória verificadas em projetos anteriores realizados pelos professores parceiros da UFES. O projeto atual pretende utilizar uma base de dados já coletada e anonimizada por projetos anteriores da instituição parceira, a UFES. A intenção é fazer uma prova de conceito, para posteriormente auxiliar a tomada de decisões pelos profissionais da saúde. A base de dados já está disponível, coletada e anonimizada. Os pesquisadores nesse projeto não terão acesso a dados não anonimizados dos pacientes. Este projeto será realizado em paralelo com o projeto “Sistema de apoio para rastreio e geolocalização de transtornos mentais comuns na atenção primária a saúde” e com o projeto “Identificação de Transtornos Mentais Comuns e Abuso De Álcool/Drogas no Âmbito Da Atenção Primária à Saúde” submetido a EDITAL FAPES pela proponente Maria Carmen Viana, cujo coordenador adjunto do referido projeto é pesquisador principal.

ES Na Palma da Mão: Uma Plataforma baseado em serviços para Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis

Coordenador: Felipe Frechiani de Oliveira

Número do Processo: 23158.001690/2018-63

Descrição: Visando implementar os conceitos de Cidades Humans, Inteligentes e Sustentáveis o Governo do Espírito Santo, por meio do Instito de Tecnologia de Infortmação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (PRODEST), criou um projeto denominado "ES Na Palma da Mão: Uma Plataforma baseado em serviços para Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis", chamado de ESPM.

A plataforma ESPM tem como objetivo prover ao Estado caracxterísticas de CHIS através da disponibilização de ser viços e aplicações acessíveis para qualquer cidadão interagir de uma forma simples com a cidade por meio de um smartphone. O ESPM auxilia o capixaba a resolver problemas do seu cotidiano de forma simples e eficaz como, por exemplo, mostrar qual ônibus ele pode embarcar para se dirigir a uma praia ou, até mesmo, avisar o cidadão que o ônibus a embarcar está se aproximando de sua casa, serviço, ou escola.

Física ao Alcance de Todos

Coordenador: Rosilene de Sá Ribeiro

Número do Processo: 23158.001115/2018-61

Descrição: Este projeto visa planejar e construir um conjunto de experimentos envolvendo áreas da física. Uma mostra permanente do conjunto de experimentos produzidos permitirá a divulgação, capilarização e apropriação do conhecimento adquirido de forma contínua. Além disso, este projeto possibilita uma estreita interface com a área de computação, através da programação de microcontroladores que fazem a automação dos experimentos. Por isso ele também contempla ações envolvendo o aprendizado de técnicas de programação do Arduino através de minicursos sobre como programar o Arduino e como aplicar esta rogramação, a qual é semelhante àquela realizada em robôs industriais. Portanto, o projeto aproxima o jovem estudante e a comunidade em geral da tecnologia empregada no mercado de trabalho, servindo, assim, como multiplicador dessa atividade, além de ser mais atrativa aos olhos dos jovens, que estão imersos no mundo tecnológico.

Tutoria de Estudos Orientados: Compartilhando Saberes

Coordenador: Bruno Ramos Gonzaga

Número do Processo: 23158.001859/2019-97

Descrição: No dia 10 de dezembro do ano de 2014, foi lançado, por nós, no Ifes, o Projeto Tutoria Em Estudos Orientados, que, desde então, vem acontecendo de forma ininterrupta em todos os semestres letivos, a intenção é ampliar e aprimorar o projeto conferindo-lhe uma conceptualização teórica mais consistente, tendo com base, várias teorias da aprendizagem, entre elas, a Zona de Desenvolvimento Proximal de Vigotsky. Ao longo destes anos o projeto certificou dezenas de estudantes participantes, além de ter criado uma rede colaborativa de solidariedade, pois alguns dos alunos participantes que aprendem a estudar, retornam no semestre seguinte como candidatos a voluntários, motivados pela gratidão ou por razões que envolvem experiência profissional. O projeto dialoga com a agenda 2030 da organização das nações unidas (ONU) em dois dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS): Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos (ODS 4) e reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles (ODS 10). Portanto, sabendo da importância social da presente proposta, realizaram-se reuniões no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), na presença de professores, pedagogos e diretores do Ifes e potenciais escolas parceiras. Os relatos abordaram aspectos sociais, geográficos e econômicos da realidade escolar e das comunidades adjacentes ao bairro onde se situam as escolas, além dos relatos das experiências com êxitos, dificuldades e necessidades das comunidades locais, Durante as reuniões houve uma interação entre saberes, rompendo com o discurso da hegemonia acadêmica, permitindo a todos que estavam presentes na reunião, alunos ou servidores do Ifes, aprender e perceber questões de âmbito educacional, social e econômico, que podem ser obstáculos para o sucesso escolar de qualquer instituição de ensino. Então, foi resolvido aplicar um projeto de intervenção e/ou mediação que colaborasse com escolas públicas do Espírito Santo.

Ritornelo

Coordenador: Geruza Ferreira Martins

Número do Processo: 23158.002203/2019-24

Descrição: Tendo a oportunidade de se estreitar os laços das ações do Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER) com os projetos de extensão do Ifes Serra, em virtude do interesse do deputado Sérgio Vidigal em patrocinar as ações do CCER via relação Ifes, apresentamos como proposta de extensão comunitária as ações do Projeto Ritornelo.

Esta proposta veio a ser construída conjuntamente com os membros da gestão do Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), do qual participo como membro voluntária, na equipe de elaboração de projetos. Em virtude do prazo para formalização da proposta de projeto ao Ifes e ao deputado Sérgio Vidigal, a escuta à comunidade interna do Ifes Serra se deu por meio de consultas a pessoas consideradas chaves neste processo de adequação de ações e possíveis contrapartidas. Assim, buscou-se ouvir os coordenadores do Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas (Neabi) e Núcleo de arte e cultura (Nac), bem como outros servidores (docentes e técnicos administrativos) de relações próximas para apresentação das ações e possíveis adequações.

O projeto Ritornelo visa fortalecer as ações de oficinas permanentes já existentes no Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), bem como fortalecer o seu pleno funcionamento. Acreditamos que a oferta de oficinas culturais permanentes contribui, além da democratização e difusão do acesso aos bens culturais, a um trabalho de si e do mundo, modificando relações, por vezes, naturalizadas consigo mesmo e com a cidade. Deste modo, as ações se apresentam não como um mero entretenimento, mas sim uma proposta ético-política.

Ritornelo, assim, assinala o caráter da repetição como proposta central: será a repetição permanente através de atividades culturais que possibilitará outras maneiras de pensar a si mesmo e as relações estabelecidas dessas pessoas com outras esferas da vida cotidiana, tais como a família, o trabalho, a cidade, a escola e o futuro. Repetição que produz diferenças dos modos habituais de viver num dos territórios mais violentos do país. Neste sentido, entendemos que este projeto possui relevância cultural, social e política, na medida em que o público-alvo são pessoas da classe econômica B, C e D domiciliados na cidade de Serra e adjacências.

2º Seminário do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFES Campus Serra – “Educação e Patrimônio: O Caso de São José do Queimado”

Coordenador: Leonardo Matiazzi Corrêa

Número do Processo: 23158.000371/2020-15

Descrição: Durante o mês de julho de 2019 o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFES Campus Serra realizou seu primeiro seminário para apresentar os resultados parciais da pesquisa “Levantamento das referências culturais de São José do Queimado, Serra/ES”, para os movimentos sociais, o Iphan, estudantes e demais interessados a temática. Diante do sucesso do primeiro seminário e buscando dar continuidade as reflexões e práticas desenvolvidas naquele momento, continuaremos nossas ações com a realização do 2º Seminário do

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFES Campus Serra em 2020, que tem por objetivo principal possibilitar a formação continuada de professores e demais interessados, mais especificamente no que tange a educação patrimonial, uma vez que ao longo da pesquisa observamos a potência de práticas educativas que visibilizem o Sitio Histórico do São José do Queimado, Serra/ES, as quais foram evidenciadas nas narrativas de nossos sujeitos.

Além disso, dentro de uma certa especificidade, pretendemos debater, a partir do caso de Queimado, o tema da educação para as relações étnico-raciais em seus múltiplos aspectos, conforme descrito na programação. Para tanto, serão realizadas palestras, mesas-redondas, oficinas, atividades culturais e uma plenária visando o planejamento das atividades para o segundo semestre de 2020 no que corresponde ao desenvolvimento da práxis docente que gravita entorno da semana da consciência negra no mês de novembro.


Introdução à Programação Competitiva

Coordenador: Jefferson Oliveira Andrade

Número do Processo: 23158.000470/2015-71

Descrição: Oferecer aulas teóricas e práticas de resolução de problemas computacionais utilizando técnicas de programação competitivas.

Programação Visual Criativa com Scratch

Coordenador: Moisés Savedra Omena

Número do Processo: 23158.000727/2015-93

Descrição: O curso intitulado por Programação Visual Criativa com Scratch tem como base a ferramenta de programação visual Scratch. Sua concepção parte do pressuposto de que o aluno é o protagonista das ações e que elas proporcionam a construção do conhecimento. Assim o curso “Programando com Scratch”, busca viabilizar a troca de experiências e socialização de conhecimento.

A presente proposta de curso surgiu como iniciativa da aluna do curso técnico de informática do IFES campus Serra, Mirleni de Jesus, que também atua como professora da disciplina de matemática da escola CEC - Centro Educacional Castelo. A motivação principal para a elaboração deste projeto deu-se durante suas aulas na referida escola, nas quais pôde observar que os alunos da instituição estudada costumam apresentar enorme dificuldade nos conceitos matemáticos relacionados à frações, equações do 1º grau, entre outros. Neste contexto, na tentativa de minimizar estas dificuldades apresentadas, a aluna do Ifes buscou, como ponto de partida, estudar alternativas que visem a melhorar o desempenho acadêmico na disciplina em questão por meio da utilização dos conceitos estudados em seu curso técnico.

Assim, sob a orientação do Prof. Moisés Savedra Omena, professor do Ifes campus Serra, foi elaborada a matriz curricular do curso Programação Visual Criativa com Scratch, cuja proposta de extensão tem por objetivo estimular os alunos da escola CEC com desafios lógicos, com vistas a impactar de forma positiva o processo de reflexão, criatividade e busca de novas formas de aprendizagem/conhecimento. No desenvolver do projeto, pretende-se que os alunos compreendam tais conceitos de forma lúdica e prazerosa, alcançando êxito na absorção dos conteúdos e atividades propostas.

Programação Visual Criativa com Scratch + Arduino

Coordenador: Moisés Savedra Omena

Número do Processo: 23158.000409/2016-11

Descrição: O curso intitulado por Programação Visual Criativa com Scratch tem como base a ferramenta de programação visual Scratch. Sua concepção parte do pressuposto de que o aluno é o protagonista das ações e que elas proporcionam a construção do conhecimento. Assim o curso “Programando com Scratch”, busca viabilizar a troca de experiências e socialização de conhecimento.

A presente proposta de curso surgiu como iniciativa da aluna do curso técnico de informática do IFES campus Serra, Mirleni de Jesus, que também atua como professora da disciplina de matemática da escola CEC - Centro Educacional Castelo. A motivação principal para a elaboração deste projeto deu-se durante suas aulas na referida escola, nas quais pôde observar que os alunos da instituição estudada costumam apresentar enorme dificuldade nos conceitos matemáticos relacionados à frações, equações do 1º grau, entre outros. Neste contexto, na tentativa de minimizar estas dificuldades apresentadas, a aluna do Ifes buscou, como ponto de partida, estudar alternativas que visem a melhorar o desempenho acadêmico na disciplina em questão por meio da utilização dos conceitos estudados em seu curso técnico.

Assim, sob a orientação do Prof. Moisés Savedra Omena, professor do Ifes campus Serra, foi elaborada a matriz curricular do curso Programação Visual Criativa com Scratch, cuja proposta de extensão tem por objetivo estimular os alunos da escola CEC com desafios lógicos, com vistas a impactar de forma positiva o processo de reflexão, criatividade e busca de novas formas de aprendizagem/conhecimento. No desenvolver do projeto, pretende-se que os alunos compreendam tais conceitos de forma lúdica e prazerosa, alcançando êxito na absorção dos conteúdos e atividades propostas.

O projeto Programação Visual Criativa com Scratch será realizado em 30 horas, distribuídas da seguinte forma:

a) em um primeiro momento, as aulas serão expositivas e interativas na medida em que os alunos participarem da solução e de desafios a respeito do conteúdo apresentado respectivamente;

b) em um segundo momento as aulas serão interativas sob o auxilio do professor; Assim, o somatório de horas tanto do 1º quanto do 2º momento será de 15 horas cada, totalizando por fim às 30h do curso quando conclusos estes dois períodos.

O projeto ocorrerá uma vez por semana com tempo de duração de 3 horas cada encontro. Inicialmente, será realizada uma reunião com os pais e/ou responsáveis dos 20 alunos pré-selecionados para uma explanação do projeto que será desenvolvido. O critério de avaliação (certificação) dos alunos será realizado através da assiduidade no projeto (mínimo de 23 horas), bem como por meio da conclusão da atividade proposta: “Labirinto com problemas matemáticos envolvendo os conteúdos de frações e equação do 1º grau”.

O projeto também contará com a colaboração da Professora Alessandra Aguiar Vilarinho (IFES), do professor Ernani Leite Ribeiro Filho (IFES) e do professor Renato Eugenio da Mota (CEC).

Curso de Pré-Incubação para Empreendedores – Modalidade Competências Empreendedoras

Coordenador: Emmanuel Marques Silva

Número do Processo: 23158.000365/2016-11

Descrição: Capacitar empreendedores com conhecimentos básicos da área de Gestão Empresarial com vistas a desenvolver e fortalecer características de comportamento empreendedor. O curso tem como foco principal o desenvolvimento de propostas de empreendimentos que possuam aderência a uma ou mais áreas de atuação do Ifes Campus Serra, que são: a) Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC); b) Informática; c) Automação; d) Tecnologia Assistiva; e) Tecnologias Educacionais; f) Gestão da Inovação; g) Eletroeletrônica; h) Metalmecânica; i) Energia; j) Tecnologia para sustentabilidade e preservação do meio ambiente, aumentando seu potencial de sucesso e tornando-as aptas a participar de processos seletivos de incubação.

Despertar da Força - Processos e Ferramentas para o Gerenciamento Ágil de Projetos: Uma Abordagem Prática

Coordenador: Paulo Sérgio dos Santos Júnior

Número do Processo: 23158.000635/2016-94

Descrição: O presente curso visa o desenvolvimento de habilidades básicas relacionadas ao gerenciamento de projetos interdisciplinares, inovação e métodos ágeis, para que professores e alunos dos Institutos Federais. O curso faz parte de um projeto de desenvolvimento de laboratórios dentro da rede dos Institutos capaz de interligar a comunidade acadêmica, o setor produtivo e a sociedade, desenvolvendo projetos colaborativos tentando resolver problemas reais.

Energia Solar Fotovoltaica

Coordenador: Giovani Zanetti Neto

Número do Processo: 23158.000731/2016-32

Descrição: O curso de extensão Energia Solar Fotovoltaica tem por objetivo abordar fundamento teóricos e aspectos práticos do uso da energia solar para geração de energia elétrica. O curso se organiza em quatro módulos que compreendem as características de painéis solares fotovoltaicos, os sistemas solares fotovoltaicos, os processos físicos e químicos envolvidos e aspectos práticos relacionados ao projeto, instalação e manutenção de plantas solares.

PRÉ – IFES Campus Serra

Coordenador: Alessandro Bermudes Gomes

Número do Processo: 23158.000208/2017-97

Descrição: Tendo em vista o que preconiza o Projeto Pedagógico Institucional do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes: A preocupação com o acesso e a permanência nas instituições federais de ensino profissional e tecnológico vem historicamente de uma condição assistencialista aos meninos sem família ou com família em condições financeiras e sociais precárias. Basta, para isso, voltar os olhos à história em andamento do próprio Instituto Federal no Espírito Santo. O ensino profissional, que vem de uma visão fragmentada de conhecimento como o saber de quem não pode saber, foi, no Brasil, a possibilidade final de educação para os menos favorecidos em ações de trabalho simples e necessárias a sociedade, porém, impensáveis para os filhos da burguesia.
A educação profissional foi inicialmente organizada conforme a concepção de uma sociedade capitalista separada em classes sociais, cuja divisão do trabalho faz-se entre os que ‘pensam’ e os que ‘fazem’, conforme a dicotomia do saber (a teoria, o ensino secundário, normal e superior) e do executar tarefas manuais (a prática, o ensino profissional). (Gomes & Marins, 2004, p. 30)

Hoje, num contexto histórico em que a educação não pode mais prescindir das relações integradas entre trabalho, cultura e conhecimento científico, na expansão de vagas do ensino técnico e tecnológico da rede federal e a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, numa nova lógica de relação entre essas premissas, é preciso reflexão e ações políticas institucionais sobre o acesso, a permanência e o sucesso no término das formações de homens e mulheres sem um fundo meramente assistencialista, mas que garanta a contínua qualidade.
A preocupação com que as ações realizadas não sejam meramente assistencialistas fundamenta-se na noção de que a própria exclusão educacional é gerada amplamente por descasos de políticas públicas consistentes que enfrentem a desigualdade social historicamente constituída.

A sistemática de uma política de acesso que abarque a entrada dos grupos desfavorecidos economicamente e dos alunos que estudam na escola pública é uma definição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Essa definição pela questão econômica não é a única a ser levada em consideração, mas, dado que vivemos numa sociedade capitalista, esse viés incorpora grande parte das demais questões:

Não podemos nos esquecer de que vivemos em uma sociedade capitalista, que deve ser nomeada e compreendida pelo que é. Não há elegância teórica que justifique nosso distanciamento dessa realidade. (Moreira, 2001, p. 75)

Assim, acreditamos que ao implantar o projeto “Pré-Ifes”, em parceria, inicialmente, com a rede Municipal de Ensino de Serra, daremos um passo importante no intento de possibilitar a grupos socialmente excluídos e aos alunos de escolas públicas, oportunidades de entrar e permanecer em uma escola pública de notável excelência educacional, tanto na formação cidadã, quanto profissionalizante.

Curso de Pré-Incubação para Empreendedores – Modalidade Competências Empreendedora

Coordenador: Emmanuel Marques Silva

Número do Processo: 23158.000370/2017-13

Descrição: Objetivo: Capacitar empreendedores com conhecimentos básicos da área de Gestão Empresarial com vistas a desenvolver e fortalecer características de comportamento empreendedor. O curso tem como foco principal o desenvolvimento de propostas de empreendimentos que possuam aderência a uma ou mais áreas de atuação do Ifes Campus Serra, que são: a) Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC); b) Informática; c) Automação; d) Tecnologia Assistiva; e) Tecnologias Educacionais; f) Gestão da Inovação; g) Eletroeletrônica; h) Metalmecânica; i) Energia; j) Tecnologia para sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Método: Aulas conceituais expositivas para o desenvolvimento do plano de negócios, com acompanhamento e orientação na área de gestão e tecnológica, seguida de apresentações ao longo do curso do modelo de negócios e da evolução do estado da ideia e do negócio proposto.

Resultados Esperados: Capacitar potenciais empreendedores e desenvolver ideias de negócios com vistas fomentar a abertura de novos empreendimentos de base tecnológica e aumentar o potencial de sucesso de negócios inovadores e tornando-os aptos a participar de processos seletivos de incubação (Pré-Incubação Modalidade Residência e Incubação de Empreendimentos).

Curso de Pré-Incubação de Empreendimentos – modalidade Residência

Coordenador: Felipe Frechiani de Oliveira

Número do Processo: 23158.001300/2017-74

Descrição: O Curso de Pré-Incubação de Empreendimentos – modalidade Residência surge com o intuito de oferecer um conjunto de atividades tais como capacitação, assessorias, orientações nas áreas de gestão e tecnológica, além de infraestrutura, de forma a apoiar novos empreendedores no desenvolvimento de ideias com posterior geração de produtos, processos ou modelo de negócio com vistas à transformá-los em um empreendimento apto aos processos seletivos de incubação.

Mulheres na Ciência

Coordenador: Giordana dos Santos Sperandio

Número do Processo: 23158.001039/2018-93

Descrição: O objetivo deste curso é promover, à jovens mulheres, uma visão do mundo tecnológico e científico, possibilitando a participação plena das mulheres, rompendo com barreiras e injustiças históricas no mundo científico bem como fomentar o empoderamento feminino. Intencionando ampliar suas condições e perspectivas de vida, este curso contará com a participação de 18 alunas de 2 escolas públicas estaduais parceiras, localizadas no município de Serra, para oportunizar estudos de programação na linguagem Python, aprendizado da língua inglesa com utilização do software Wolfram Mathematica. No dia 8 de março de 2017, a diretora executiva da Onu Mulheres Phumzile Mlambo- Ngcuka fez um discurso sobre a igualdade de gênero, e na oportunidade disse “Queremos construir para as mulheres um mundo do trabalho diferente. Conforme as meninas cresçam, elas devem ser expostas a um vasto leque de carreiras e encorajadas a fazer escolhas que as levem além dos serviços tradicionais e de cuidado, para profissões na indústria, na arte, no serviço público, na agricultura modera e na ciência”.

O IFES é o meu lugar

Coordenador: Paulo Cezar Camargo Guedes

Número do Processo: 23158.001051/2019-89

Descrição: O Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Serra foi inaugurado em 2001, e desde então oferta cursos técnicos subsequentes e, posteriormente, cursos superiores e mestrado profissional. Somente a partir de 2017, considerando-se as expectativas da comunidade local, esse campus passou a ofertar o ensino médio integrado à educação profissional, o que significou um grande avanço no que diz respeito ao acesso ao ensino médio de qualidade no referido município.

Nesse contexto, o projeto “O IFES é o meu lugar” visa estimular os alunos da rede pública, por meio de uma preparação para o processo seletivo do ensino médio integrado, com aulas expositivas e dialogadas, bem como a resolução de exercícios das disciplinas do ensino fundamental, visando possibilitar a esses alunos uma revisão dos conteúdos trabalhados em suas respectivas escolas. Destarte, esperamos que os alunos estejam preparados e estimulados a realizarem uma boa prova no processo seletivo, como forma de ingresso ao ensino médio integrado no IFES Campus Serra ou em qualquer instituição do IFES no estado.
É sabido que a educação profissional foi inicialmente organizada conforme a concepção de uma sociedade capitalista separada em classes sociais, cuja divisão social do trabalho faz-se entre os que ‘pensam’ e os que ‘fazem’, conforme a dicotomia do saber (a teoria, o ensino secundário, normal e superior) e do executar tarefas manuais (a prática, o ensino profissional) (Gomes &Marins, 2004, p. 30). No entanto, a incorporação do ensino médio ao ensino técnico, nos leva a uma concepção politécnica no qual “se encaminha na direção da superação da dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual, entre instrução profissional e instrução geral” (Saviani, 2003, p. 136).

Nesse contexto, o ensino médio integrado enseja uma formação que não apenas seja técnica e profissional com o propósito de preparar para o exercício de profissões técnicas, mas também que articule as dimensões da cultura, da ciência e da tecnologia. Integrar, nesse sentido, compreende tornar-se único, em uma totalidade, essas dimensões. Para Ciavatta (2012) “a ideia de formação integrada sugere superar o ser humano dividido historicamente pela divisão social do trabalho entre a ação de executar e a ação de pensar, dirigir ou planejar. Trata-se de superar a redução da preparação para o trabalho ao seu aspecto operacional, simplificado, escoimado dos conhecimentos que estão na sua gênese científico-tecnológica e na sua apropriação histórico-social”. Nesse sentido, a formação humana busca garantir ao jovem trabalhador o direito a uma formação completa para a “leitura do mundo e para a atuação como cidadão pertencente a um país, integrado dignamente à sua sociedade política. (CIAVATTA, 2012, pág. 85).

Reconhecendo, assim, a importância do ensino médio integrado aos jovens em idade escolar, acreditamos que esse Projeto contribuirá para o acesso dos estudantes das escolas públicas do município da Serra aos Institutos Federais.

Matemática na Rede

Coordenador: Paulo Cezar Camargo Guedes

Número do Processo: 23158.001498/2019-47

Descrição: O Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Serra foi inaugurado em 2001, e desde então oferta cursos técnicos subsequentes e, posteriormente, cursos superiores e mestrado profissional. Somente a partir de 2017, considerando-se as expectativas da comunidade local, esse campus passou a ofertar o ensino médio integrado à educação profissional, o que significou um grande avanço no que diz respeito ao acesso ao ensino médio de qualidade no referido município. Nesse contexto, o projeto “Matemática na Rede” visa estimular os alunos da rede pública, por meio de uma preparação para a segunda (2ª) etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, com aulas expositivas e dialogadas, bem como a resolução de exercícios e problemas das provas anteriores, socializando as resoluções dos problemas com os outros alunos, visando possibilitar a esses alunos uma revisão dos conteúdos trabalhados em suas respectivas escolas, bem como um aprofundamento dos conteúdos de Matemática, possibilitando a realização da segunda fase da OBMEP 2019. Assim, a implantação desse projeto vem nessa perspectiva de expandir a oportunidade aos alunos da rede pública municipal e estadual à realização da segunda fase da OBMEP. Resumindo, temos as seguintes atividades como referencial para o trabalho: 1 – Participar e incentivar os estudantes no processo seletivo do projeto de iniciação científica de Matemática - PicMat; 2 – Participar de encontros formativos dos professores com os coordenadores regionais; 3 – Organizar e oferecer orientação dos encontros formativos com os estudantes de iniciação científica nos PicMat; 4 – Orientar e viabilizar a participação dos estudantes dos PicMat nas fases da OBMEP; 5 – Verificar e enviar resultados do desempenho dos estudantes dos PicMat; 6 – Orientar, corrigir e enviar para o coordenador regional as produções e/ou produtos científicos e tecnológicos dos estudantes de iniciação científica de Matemática; 7 – Assessorar e acompanhar os estudantes de iniciação científica no portal da Matemática; 8 – Confeccionar relatórios finais (prestar contas), junto a FAPES e a SEDU, quanto a participação nos encontros formativos com os coordenadores regionais e da realização dos encontros formativos com os estudantes de iniciação científica no PicMat; 9 – Desenvolver e assinar o relatório técnico final da FAPES a ser desenvolvido no sistema SigFapes, conforme edital do processo seletivo dos professores para os PicMat relacionada às condições específicas para recebimento de todas as bolsas.

Ambientação Pedagógica: Didática e Técnicas de Ensino

Coordenador: Bruno Ramos Gonzaga

Número do Processo: 23158.001963/2019-05

Descrição: O curso “Ambientação Pedagógica: Didática e Técnicas de Ensino” tem por objetivo capacitar, por meio de um conjunto de conhecimentos pedagógicos elementares de didática e técnicas de ensino/aprendizado, (i) estudantes dos cursos técnicos e de graduação do campus, (ii) estudantes das instituições parceiras do projeto, e (iii) demais profissionais da área da educação. A metodologia de ensino envolverá aulas teóricas e oficinas, nas quais serão trabalhados conteúdos tais como: teorias da aprendizagem, didática do professor, técnicas de disseminação da informação, planejamento pedagógico e avaliação da aprendizagem. Espera-se ao final, formar discentes com conteúdos elementares para desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem.

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