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Coordenadoria Geral de Extensão - Projetos - Em execução

Publicado: Quarta, 05 de Agosto de 2020, 12h30 | Última atualização em Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 10h42

Índice de Artigos

Sistema para predição de transtornos mentais comuns na atenção primária a saúde

Coordenador: Moisés Savedra Omena

Número do Processo: 23158.001150/2019-61

Descrição: O presente projeto partiu de necessidades verificadas com os profissionais das áreas de saúde de Vitória verificadas em projetos anteriores realizados pelos professores parceiros da UFES. Estudos epidemiológicos tem mostrado à alta prevalência e o impacto importante dos transtornos mentais na saúde pública (Demyttenaere et al., 2004; Report, 1993). Os transtornos mentais foram responsáveis por quase um terço de anos vividos com incapacidade no mundo em 2005 (Lopez, Mathers, Ezzati, Jamison, & Murray, 2006). Além disso, os transtornos mentais ampliam a morbidade e incapacidade associada a outros problemas de saúde (Moussavi et al., 2007).

Há ainda um número pequeno de acesso ao tratamento em grande parte da população geral , quando levado em conta a alta prevalência de transtornos mentais na população (Prince et al., 2007). Segundo o estudo de Gonçalves et al. (2014), há alta prevalência de transtornos mentais em 27 Unidades de Saúde da Família de quatro capitais. Foram verificadas taxas elevadas em todos os municípios pesquisados: 51,9% (Rio de Janeiro), 53,3% (São Paulo), 64,3% (Fortaleza) e 57,7% (Porto Alegre). De acordo com os dados acima, sabe-se que a maior parte dos indivíduos com transtornos mentais não recebe tratamento.

A necessidade de superação da deficiência de cobertura à saúde mental tem sido intensamente debatida no Brasil e no mundo. Uma possível resposta a esse desafio é representada pela implementação de soluções computacionais baseadas em ciência de dados e aprendizado de máquina. Essas soluções são capazes de, a partir de dados já existentes, prever a prevalência dos transtornos mentais em indivíduos, assim como a sua gravidade clínica e necessidade de intervenção.

A introdução de aprendizado de máquina, com modelos de interações causais e predição de risco, pode previamente indicar a probabilidade individual de início ou piora de episódios de transtornos mentais, permitindo a instituição de assistência precoce, abreviação do quadro clínico e redução da comorbidade e da incapacitação. Esses procedimentos também podem ser suportados por algoritmos que indicam a necessidade de tratamento e fazem o seguimento da resposta do paciente às terapêuticas instituídas.

O projeto atual pretende utilizar uma base de dados já coletada e anonimizada por projetos anteriores da instituição parceira, a UFES. A intenção é fazer uma prova de conceito, para posteriormente auxiliar a tomada de decisões pelos profissionais da saúde. A base de dados já está disponível, coletada e anonimizada.

Os pesquisadores nesse projeto não terão acesso a dados não anonimizados dos pacientes.  Este projeto será realizado em paralelo com o projeto “Sistema de apoio para rastreio e geolocalização de transtornos mentais comuns na atenção primária a saúde” e com o projeto “Identificação de Transtornos Mentais Comuns e Abuso De Álcool/Drogas no Âmbito Da Atenção Primária à Saúde” submetido a EDITAL FAPES pela proponente Maria Carmen Viana.

Circuito Audiovisual

Coordenador: Amarildo Mendes Lemos

Número do Processo: 23158.001195/2019-35

Descrição: O presente projeto de extensão, Circuito Audiovisual, tem como objetivo promover e difundir a cultura audiovisual por meio de oficinas oferecidas na modalidade presencial. Serão oferecidas oficinas de roteiro, produção, direção, câmera e fotografia, som, direção de arte e montagem de edição. O projeto também compreende a formação de profissionais da educação com metodologias alternativas com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ao capacitar professores para utilização da produção audiovisual como recurso pedagógico. O projeto será realizado em três polos de produção (e formação) agregando um conjunto de oficinas e de práticas que forjam um ciclo de pensar, sentir e fazer cinema. Cada polo apresentará, ao longo e ao fim do projeto, produtos audiovisuais específicos e o conjunto exibido em mostras e em plataformas digitais. O projeto pretende sensibilizar um amplo público, além de capacitar jovens e multiplicadores do município de Serra, através da valorização de patrimônios culturais locais e do incentivo a formas de empoderamento por meio da cultura e sua economia.

I Am Here: Registro de Frequência por Reconhecimento Facial

Coordenador: Fabiano Borges Ruy

Número do Processo: 23158.001152/2019-50

Descrição: O registro de frequência durante as aulas é uma atividade necessária porém repetitiva e custosa (especialmente em turmas grandes). Em cada aula de 100 minutos, esta atividade pode tomar cerca de 5% do tempo de aula. Dessa forma, poderia ser (semi)automatizada. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de uma aplicação capaz de contabilizar a frequência de alunos por meio de um aplicativo utilizando técnicas de reconhecimento facial. Espera-se, com isso, dar mais produtividade ao professor na atividade docente. O desenvolvimento do aplicativo é realizado com base em métodos e técnicas de Engenharia de Software e a sua avaliação por meio de experimentos com professores no ambiente real de sala de aula. O feedback coletado e problemas encontrados são utilizados para melhorias. Os principais resultados esperados são a economia de tempo do professor na realização de chamadas, a disseminação da tecnologia nas instituições interessadas, a formação dos alunos nas tecnologias e metodologias envolvidas e os possíveis encaminhamentos para produção científica e geração de um produto.

Incluir & Multiplicar

Coordenador: Bruno Cardoso Coutinho

Número do Processo: 23158.001148/2019-91

Descrição: Tendo em vista a grande diversidade de conhecimentos tecnológicos, de natureza dinâmica e evolutiva, juntamente com a necessidade de incluir todos neste mundo digital e visando o compartilhamento igualitário de oportunidades no mercado de trabalho, torna-se cada vez mais necessária a realização de ações de inclusão digital, social e implementação de tecnologias sociais em comunidades vulneráveis. Neste contexto, o projeto “Incluir & Multiplicar” tem como finalidade promover melhorias na formação intelectual, profissional e social de crianças, adolescentes e jovens do bairro de Central Carapina, localizado na periferia do município de Serra - ES, via a inserção de multiplicadores de conhecimentos de informática na comunidade, com a intermediação da Associação de Vivência Shalon, que realiza vários projetos sociais no bairro desde 1997. A formação destes multiplicadores, ou facilitadores, se dará através da oferta de curso de formação básica em informática no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Serra. Inserida no projeto pedagógico deste curso, teremos a componente curricular “Estágio em Docência”, quando os alunos dos cursos de inclusão digital do Ifes poderão dedicar algumas horas na semana para ensinar o que aprenderam para as crianças menores, que fazem os cursos de informática na Associação Shalon. A formação no curso de inclusão digital do Ifes terá metodologia específica e adaptada à realidade dos moradores daquela comunidade. As disciplinas serão ministradas por aluno bolsista dos cursos técnicos ou superiores do Ifes, sob orientação do professor coordenador desta ação. A partir da inserção dos multiplicadores na comunidade, espera-se que mais turmas de formação básica em computação possam ser criadas na Associação Shalon, permitindo uma propagação do conhecimento, já que os alunos terão a possibilidade de se tornarem futuros multiplicadores em sua comunidade. Espera-se com esta metodologia cíclica (multiplicadores formando futuros multiplicadores) e com a facilidade de reaplicação da tecnologia social proposta neste trabalho, contribuir com a geração de renda e superação da desigualdade social, por meio da inclusão no mundo do trabalho e autonomia econômica das famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

My Pay: Um ERP em nuvem para foodtrucks.

Coordenador: Felipe Frechiani de Oliveira

Número do Processo: 23158.002323/2019-82

Descrição: Atualmente, no mercado, existem muitos estabelecimentos comerciais do tipo foodtruck. Tais estabelecimentos carecem de controle financeiro, operacional e gerencial de suas vendas. Essa falta de controle gera perda de vendas, conflitos durante o atendimento na parte operacional e com o cliente. Além desses problemas mencionados, pode-se citar ainda a falta de uma visão geral para o proprietário sobre o desempenho do negócio. Vale ressaltar que muitos desses estabelecimentos não conseguem arcar com um sistema do tipo ERP devido ao seu alto custo. Dessa forma, o projeto visa a construção de um ERP em nuvem de baixo custo voltado para estabelecimentos comerciais do tipo foodtruck.

Física ao Alcance de Todos

Coordenador: Rosilene de Sá Ribeiro

Número do Processo: 23158.000471/2020-31

Descrição: Neste projeto iremos montar e organizar a sala 911T localizada no Campus Serra do Ifes com o objetivo de criarmos um espaço não formal de ensino e aprendizagem. Este espaço será inaugurado no decorrer do primeiro semestre de 2020 e contará com vários experimentos de diversas áreas, principalmente de física, sendo a maioria dos experimentos automatizados. Este espaço estará aberto para visitações orientadas de escolas e grupos externos previamente agendados durante o decorrer do ano, dando apoio também ao projeto Ifes portas abertas, já existente no campus. Além deste espaço que iremos montar e expor aos visitantes, iremos organizar e realizar a SNCT de 2020, onde teremos várias ações como palestras, minicursos, e mostra tecnológica. Para os minicursos é desejável que sejam estudantes a partir do 9o ano.Valeressaltar que os experimentos que serão expostos na sala 911T são experimentos construídos por alunos do Ifes Serra sob nossa orientação.

Uma mostra permanente do conjunto de experimentos produzidos permitirá a divulgação, capilarização e apropriação do conhecimento adquirido de forma contínua.

Além disso, este projeto possibilita uma estreita interface com a área de computação, através da programação de microcontroladores que fazem a automação dos experimentos. Por isso ele também contempla ações envolvendo o aprendizado de técnicas de programação do Arduino através de minicursos sobre como programar o Arduino e como aplicar esta programação, a qual é semelhante àquela realizada em robôs industriais. Portanto, o projeto aproxima o jovem estudante e a comunidade em geral da tecnologia empregada no mercado de trabalho, servindo, assim, como multiplicador dessa atividade, além de ser mais atrativa aos olhos dos jovens, que estão imersos no mundo tecnológico.

Tutoria de Estudos Orientados: Compartilhando Saberes

Coordenador: Bruno Ramos Gonzaga

Número do Processo: 23158.000470/2020-58

Descrição: No dia 10 de dezembro do ano de 2014, foi lançado, por nós, no Ifes, o Projeto Tutoria Em Estudos Orientados, que, desde então, vem acontecendo de forma ininterrupta em todos os semestres letivos, a intenção é ampliar e aprimorar o projeto conferindo-lhe uma conceptualização teórica mais consistente, tendo com base, várias teorias da aprendizagem, entre elas, a Zona de Desenvolvimento Proximal de Vigotsky. Ao longo destes anos o projeto certificou dezenas de estudantes participantes, além de ter criado uma rede colaborativa de solidariedade, pois alguns dos alunos participantes que aprendem a estudar, retornam no semestre seguinte como candidatos a voluntários, motivados pela gratidão ou por razões que envolvem experiência profissional. O projeto dialoga com a agenda 2030 da organização das nações unidas (ONU) em dois dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS): Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos (ODS 4) e reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles (ODS 10). Portanto, sabendo da importância social da presente proposta, realizaram-se reuniões no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), na presença de professores, pedagogos e diretores do Ifes e potenciais escolas parceiras. Os relatos abordaram aspectos sociais, geográficos e econômicos da realidade escolar e das comunidades adjacentes ao bairro onde se situam as escolas, além dos relatos das experiências com êxitos, dificuldades e necessidades das comunidades locais, Durante as reuniões houve uma interação entre saberes, rompendo com o discurso da hegemonia acadêmica, permitindo a todos que estavam presentes na reunião, alunos ou servidores do Ifes, aprender e perceber questões de âmbito educacional, social e econômico, que podem ser obstáculos para o sucesso escolar de qualquer instituição de ensino. Então, foi resolvido aplicar um projeto de intervenção e/ou mediação que colaborasse com escolas públicas do Espírito Santo.

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