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Coordenadoria Geral de Extensão - Cursos - Encerrados

Publicado: Quarta, 05 de Agosto de 2020, 12h30 | Última atualização em Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 10h42

Índice de Artigos

Introdução à Programação Competitiva

Coordenador: Jefferson Oliveira Andrade

Número do Processo: 23158.000470/2015-71

Descrição: Oferecer aulas teóricas e práticas de resolução de problemas computacionais utilizando técnicas de programação competitivas.

Programação Visual Criativa com Scratch

Coordenador: Moisés Savedra Omena

Número do Processo: 23158.000727/2015-93

Descrição: O curso intitulado por Programação Visual Criativa com Scratch tem como base a ferramenta de programação visual Scratch. Sua concepção parte do pressuposto de que o aluno é o protagonista das ações e que elas proporcionam a construção do conhecimento. Assim o curso “Programando com Scratch”, busca viabilizar a troca de experiências e socialização de conhecimento.

A presente proposta de curso surgiu como iniciativa da aluna do curso técnico de informática do IFES campus Serra, Mirleni de Jesus, que também atua como professora da disciplina de matemática da escola CEC - Centro Educacional Castelo. A motivação principal para a elaboração deste projeto deu-se durante suas aulas na referida escola, nas quais pôde observar que os alunos da instituição estudada costumam apresentar enorme dificuldade nos conceitos matemáticos relacionados à frações, equações do 1º grau, entre outros. Neste contexto, na tentativa de minimizar estas dificuldades apresentadas, a aluna do Ifes buscou, como ponto de partida, estudar alternativas que visem a melhorar o desempenho acadêmico na disciplina em questão por meio da utilização dos conceitos estudados em seu curso técnico.

Assim, sob a orientação do Prof. Moisés Savedra Omena, professor do Ifes campus Serra, foi elaborada a matriz curricular do curso Programação Visual Criativa com Scratch, cuja proposta de extensão tem por objetivo estimular os alunos da escola CEC com desafios lógicos, com vistas a impactar de forma positiva o processo de reflexão, criatividade e busca de novas formas de aprendizagem/conhecimento. No desenvolver do projeto, pretende-se que os alunos compreendam tais conceitos de forma lúdica e prazerosa, alcançando êxito na absorção dos conteúdos e atividades propostas.

Programação Visual Criativa com Scratch + Arduino

Coordenador: Moisés Savedra Omena

Número do Processo: 23158.000409/2016-11

Descrição: O curso intitulado por Programação Visual Criativa com Scratch tem como base a ferramenta de programação visual Scratch. Sua concepção parte do pressuposto de que o aluno é o protagonista das ações e que elas proporcionam a construção do conhecimento. Assim o curso “Programando com Scratch”, busca viabilizar a troca de experiências e socialização de conhecimento.

A presente proposta de curso surgiu como iniciativa da aluna do curso técnico de informática do IFES campus Serra, Mirleni de Jesus, que também atua como professora da disciplina de matemática da escola CEC - Centro Educacional Castelo. A motivação principal para a elaboração deste projeto deu-se durante suas aulas na referida escola, nas quais pôde observar que os alunos da instituição estudada costumam apresentar enorme dificuldade nos conceitos matemáticos relacionados à frações, equações do 1º grau, entre outros. Neste contexto, na tentativa de minimizar estas dificuldades apresentadas, a aluna do Ifes buscou, como ponto de partida, estudar alternativas que visem a melhorar o desempenho acadêmico na disciplina em questão por meio da utilização dos conceitos estudados em seu curso técnico.

Assim, sob a orientação do Prof. Moisés Savedra Omena, professor do Ifes campus Serra, foi elaborada a matriz curricular do curso Programação Visual Criativa com Scratch, cuja proposta de extensão tem por objetivo estimular os alunos da escola CEC com desafios lógicos, com vistas a impactar de forma positiva o processo de reflexão, criatividade e busca de novas formas de aprendizagem/conhecimento. No desenvolver do projeto, pretende-se que os alunos compreendam tais conceitos de forma lúdica e prazerosa, alcançando êxito na absorção dos conteúdos e atividades propostas.

O projeto Programação Visual Criativa com Scratch será realizado em 30 horas, distribuídas da seguinte forma:

a) em um primeiro momento, as aulas serão expositivas e interativas na medida em que os alunos participarem da solução e de desafios a respeito do conteúdo apresentado respectivamente;

b) em um segundo momento as aulas serão interativas sob o auxilio do professor; Assim, o somatório de horas tanto do 1º quanto do 2º momento será de 15 horas cada, totalizando por fim às 30h do curso quando conclusos estes dois períodos.

O projeto ocorrerá uma vez por semana com tempo de duração de 3 horas cada encontro. Inicialmente, será realizada uma reunião com os pais e/ou responsáveis dos 20 alunos pré-selecionados para uma explanação do projeto que será desenvolvido. O critério de avaliação (certificação) dos alunos será realizado através da assiduidade no projeto (mínimo de 23 horas), bem como por meio da conclusão da atividade proposta: “Labirinto com problemas matemáticos envolvendo os conteúdos de frações e equação do 1º grau”.

O projeto também contará com a colaboração da Professora Alessandra Aguiar Vilarinho (IFES), do professor Ernani Leite Ribeiro Filho (IFES) e do professor Renato Eugenio da Mota (CEC).

Curso de Pré-Incubação para Empreendedores – Modalidade Competências Empreendedoras

Coordenador: Emmanuel Marques Silva

Número do Processo: 23158.000365/2016-11

Descrição: Capacitar empreendedores com conhecimentos básicos da área de Gestão Empresarial com vistas a desenvolver e fortalecer características de comportamento empreendedor. O curso tem como foco principal o desenvolvimento de propostas de empreendimentos que possuam aderência a uma ou mais áreas de atuação do Ifes Campus Serra, que são: a) Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC); b) Informática; c) Automação; d) Tecnologia Assistiva; e) Tecnologias Educacionais; f) Gestão da Inovação; g) Eletroeletrônica; h) Metalmecânica; i) Energia; j) Tecnologia para sustentabilidade e preservação do meio ambiente, aumentando seu potencial de sucesso e tornando-as aptas a participar de processos seletivos de incubação.

Despertar da Força - Processos e Ferramentas para o Gerenciamento Ágil de Projetos: Uma Abordagem Prática

Coordenador: Paulo Sérgio dos Santos Júnior

Número do Processo: 23158.000635/2016-94

Descrição: O presente curso visa o desenvolvimento de habilidades básicas relacionadas ao gerenciamento de projetos interdisciplinares, inovação e métodos ágeis, para que professores e alunos dos Institutos Federais. O curso faz parte de um projeto de desenvolvimento de laboratórios dentro da rede dos Institutos capaz de interligar a comunidade acadêmica, o setor produtivo e a sociedade, desenvolvendo projetos colaborativos tentando resolver problemas reais.

Energia Solar Fotovoltaica

Coordenador: Giovani Zanetti Neto

Número do Processo: 23158.000731/2016-32

Descrição: O curso de extensão Energia Solar Fotovoltaica tem por objetivo abordar fundamento teóricos e aspectos práticos do uso da energia solar para geração de energia elétrica. O curso se organiza em quatro módulos que compreendem as características de painéis solares fotovoltaicos, os sistemas solares fotovoltaicos, os processos físicos e químicos envolvidos e aspectos práticos relacionados ao projeto, instalação e manutenção de plantas solares.

PRÉ – IFES Campus Serra

Coordenador: Alessandro Bermudes Gomes

Número do Processo: 23158.000208/2017-97

Descrição: Tendo em vista o que preconiza o Projeto Pedagógico Institucional do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes: A preocupação com o acesso e a permanência nas instituições federais de ensino profissional e tecnológico vem historicamente de uma condição assistencialista aos meninos sem família ou com família em condições financeiras e sociais precárias. Basta, para isso, voltar os olhos à história em andamento do próprio Instituto Federal no Espírito Santo. O ensino profissional, que vem de uma visão fragmentada de conhecimento como o saber de quem não pode saber, foi, no Brasil, a possibilidade final de educação para os menos favorecidos em ações de trabalho simples e necessárias a sociedade, porém, impensáveis para os filhos da burguesia.
A educação profissional foi inicialmente organizada conforme a concepção de uma sociedade capitalista separada em classes sociais, cuja divisão do trabalho faz-se entre os que ‘pensam’ e os que ‘fazem’, conforme a dicotomia do saber (a teoria, o ensino secundário, normal e superior) e do executar tarefas manuais (a prática, o ensino profissional). (Gomes & Marins, 2004, p. 30)

Hoje, num contexto histórico em que a educação não pode mais prescindir das relações integradas entre trabalho, cultura e conhecimento científico, na expansão de vagas do ensino técnico e tecnológico da rede federal e a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, numa nova lógica de relação entre essas premissas, é preciso reflexão e ações políticas institucionais sobre o acesso, a permanência e o sucesso no término das formações de homens e mulheres sem um fundo meramente assistencialista, mas que garanta a contínua qualidade.
A preocupação com que as ações realizadas não sejam meramente assistencialistas fundamenta-se na noção de que a própria exclusão educacional é gerada amplamente por descasos de políticas públicas consistentes que enfrentem a desigualdade social historicamente constituída.

A sistemática de uma política de acesso que abarque a entrada dos grupos desfavorecidos economicamente e dos alunos que estudam na escola pública é uma definição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Essa definição pela questão econômica não é a única a ser levada em consideração, mas, dado que vivemos numa sociedade capitalista, esse viés incorpora grande parte das demais questões:

Não podemos nos esquecer de que vivemos em uma sociedade capitalista, que deve ser nomeada e compreendida pelo que é. Não há elegância teórica que justifique nosso distanciamento dessa realidade. (Moreira, 2001, p. 75)

Assim, acreditamos que ao implantar o projeto “Pré-Ifes”, em parceria, inicialmente, com a rede Municipal de Ensino de Serra, daremos um passo importante no intento de possibilitar a grupos socialmente excluídos e aos alunos de escolas públicas, oportunidades de entrar e permanecer em uma escola pública de notável excelência educacional, tanto na formação cidadã, quanto profissionalizante.

Curso de Pré-Incubação para Empreendedores – Modalidade Competências Empreendedora

Coordenador: Emmanuel Marques Silva

Número do Processo: 23158.000370/2017-13

Descrição: Objetivo: Capacitar empreendedores com conhecimentos básicos da área de Gestão Empresarial com vistas a desenvolver e fortalecer características de comportamento empreendedor. O curso tem como foco principal o desenvolvimento de propostas de empreendimentos que possuam aderência a uma ou mais áreas de atuação do Ifes Campus Serra, que são: a) Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC); b) Informática; c) Automação; d) Tecnologia Assistiva; e) Tecnologias Educacionais; f) Gestão da Inovação; g) Eletroeletrônica; h) Metalmecânica; i) Energia; j) Tecnologia para sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Método: Aulas conceituais expositivas para o desenvolvimento do plano de negócios, com acompanhamento e orientação na área de gestão e tecnológica, seguida de apresentações ao longo do curso do modelo de negócios e da evolução do estado da ideia e do negócio proposto.

Resultados Esperados: Capacitar potenciais empreendedores e desenvolver ideias de negócios com vistas fomentar a abertura de novos empreendimentos de base tecnológica e aumentar o potencial de sucesso de negócios inovadores e tornando-os aptos a participar de processos seletivos de incubação (Pré-Incubação Modalidade Residência e Incubação de Empreendimentos).

Curso de Pré-Incubação de Empreendimentos – modalidade Residência

Coordenador: Felipe Frechiani de Oliveira

Número do Processo: 23158.001300/2017-74

Descrição: O Curso de Pré-Incubação de Empreendimentos – modalidade Residência surge com o intuito de oferecer um conjunto de atividades tais como capacitação, assessorias, orientações nas áreas de gestão e tecnológica, além de infraestrutura, de forma a apoiar novos empreendedores no desenvolvimento de ideias com posterior geração de produtos, processos ou modelo de negócio com vistas à transformá-los em um empreendimento apto aos processos seletivos de incubação.

Mulheres na Ciência

Coordenador: Giordana dos Santos Sperandio

Número do Processo: 23158.001039/2018-93

Descrição: O objetivo deste curso é promover, à jovens mulheres, uma visão do mundo tecnológico e científico, possibilitando a participação plena das mulheres, rompendo com barreiras e injustiças históricas no mundo científico bem como fomentar o empoderamento feminino. Intencionando ampliar suas condições e perspectivas de vida, este curso contará com a participação de 18 alunas de 2 escolas públicas estaduais parceiras, localizadas no município de Serra, para oportunizar estudos de programação na linguagem Python, aprendizado da língua inglesa com utilização do software Wolfram Mathematica. No dia 8 de março de 2017, a diretora executiva da Onu Mulheres Phumzile Mlambo- Ngcuka fez um discurso sobre a igualdade de gênero, e na oportunidade disse “Queremos construir para as mulheres um mundo do trabalho diferente. Conforme as meninas cresçam, elas devem ser expostas a um vasto leque de carreiras e encorajadas a fazer escolhas que as levem além dos serviços tradicionais e de cuidado, para profissões na indústria, na arte, no serviço público, na agricultura modera e na ciência”.

O IFES é o meu lugar

Coordenador: Paulo Cezar Camargo Guedes

Número do Processo: 23158.001051/2019-89

Descrição: O Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Serra foi inaugurado em 2001, e desde então oferta cursos técnicos subsequentes e, posteriormente, cursos superiores e mestrado profissional. Somente a partir de 2017, considerando-se as expectativas da comunidade local, esse campus passou a ofertar o ensino médio integrado à educação profissional, o que significou um grande avanço no que diz respeito ao acesso ao ensino médio de qualidade no referido município.

Nesse contexto, o projeto “O IFES é o meu lugar” visa estimular os alunos da rede pública, por meio de uma preparação para o processo seletivo do ensino médio integrado, com aulas expositivas e dialogadas, bem como a resolução de exercícios das disciplinas do ensino fundamental, visando possibilitar a esses alunos uma revisão dos conteúdos trabalhados em suas respectivas escolas. Destarte, esperamos que os alunos estejam preparados e estimulados a realizarem uma boa prova no processo seletivo, como forma de ingresso ao ensino médio integrado no IFES Campus Serra ou em qualquer instituição do IFES no estado.
É sabido que a educação profissional foi inicialmente organizada conforme a concepção de uma sociedade capitalista separada em classes sociais, cuja divisão social do trabalho faz-se entre os que ‘pensam’ e os que ‘fazem’, conforme a dicotomia do saber (a teoria, o ensino secundário, normal e superior) e do executar tarefas manuais (a prática, o ensino profissional) (Gomes &Marins, 2004, p. 30). No entanto, a incorporação do ensino médio ao ensino técnico, nos leva a uma concepção politécnica no qual “se encaminha na direção da superação da dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual, entre instrução profissional e instrução geral” (Saviani, 2003, p. 136).

Nesse contexto, o ensino médio integrado enseja uma formação que não apenas seja técnica e profissional com o propósito de preparar para o exercício de profissões técnicas, mas também que articule as dimensões da cultura, da ciência e da tecnologia. Integrar, nesse sentido, compreende tornar-se único, em uma totalidade, essas dimensões. Para Ciavatta (2012) “a ideia de formação integrada sugere superar o ser humano dividido historicamente pela divisão social do trabalho entre a ação de executar e a ação de pensar, dirigir ou planejar. Trata-se de superar a redução da preparação para o trabalho ao seu aspecto operacional, simplificado, escoimado dos conhecimentos que estão na sua gênese científico-tecnológica e na sua apropriação histórico-social”. Nesse sentido, a formação humana busca garantir ao jovem trabalhador o direito a uma formação completa para a “leitura do mundo e para a atuação como cidadão pertencente a um país, integrado dignamente à sua sociedade política. (CIAVATTA, 2012, pág. 85).

Reconhecendo, assim, a importância do ensino médio integrado aos jovens em idade escolar, acreditamos que esse Projeto contribuirá para o acesso dos estudantes das escolas públicas do município da Serra aos Institutos Federais.

Matemática na Rede

Coordenador: Paulo Cezar Camargo Guedes

Número do Processo: 23158.001498/2019-47

Descrição: O Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Serra foi inaugurado em 2001, e desde então oferta cursos técnicos subsequentes e, posteriormente, cursos superiores e mestrado profissional. Somente a partir de 2017, considerando-se as expectativas da comunidade local, esse campus passou a ofertar o ensino médio integrado à educação profissional, o que significou um grande avanço no que diz respeito ao acesso ao ensino médio de qualidade no referido município. Nesse contexto, o projeto “Matemática na Rede” visa estimular os alunos da rede pública, por meio de uma preparação para a segunda (2ª) etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, com aulas expositivas e dialogadas, bem como a resolução de exercícios e problemas das provas anteriores, socializando as resoluções dos problemas com os outros alunos, visando possibilitar a esses alunos uma revisão dos conteúdos trabalhados em suas respectivas escolas, bem como um aprofundamento dos conteúdos de Matemática, possibilitando a realização da segunda fase da OBMEP 2019. Assim, a implantação desse projeto vem nessa perspectiva de expandir a oportunidade aos alunos da rede pública municipal e estadual à realização da segunda fase da OBMEP. Resumindo, temos as seguintes atividades como referencial para o trabalho: 1 – Participar e incentivar os estudantes no processo seletivo do projeto de iniciação científica de Matemática - PicMat; 2 – Participar de encontros formativos dos professores com os coordenadores regionais; 3 – Organizar e oferecer orientação dos encontros formativos com os estudantes de iniciação científica nos PicMat; 4 – Orientar e viabilizar a participação dos estudantes dos PicMat nas fases da OBMEP; 5 – Verificar e enviar resultados do desempenho dos estudantes dos PicMat; 6 – Orientar, corrigir e enviar para o coordenador regional as produções e/ou produtos científicos e tecnológicos dos estudantes de iniciação científica de Matemática; 7 – Assessorar e acompanhar os estudantes de iniciação científica no portal da Matemática; 8 – Confeccionar relatórios finais (prestar contas), junto a FAPES e a SEDU, quanto a participação nos encontros formativos com os coordenadores regionais e da realização dos encontros formativos com os estudantes de iniciação científica no PicMat; 9 – Desenvolver e assinar o relatório técnico final da FAPES a ser desenvolvido no sistema SigFapes, conforme edital do processo seletivo dos professores para os PicMat relacionada às condições específicas para recebimento de todas as bolsas.

Ambientação Pedagógica: Didática e Técnicas de Ensino

Coordenador: Bruno Ramos Gonzaga

Número do Processo: 23158.001963/2019-05

Descrição: O curso “Ambientação Pedagógica: Didática e Técnicas de Ensino” tem por objetivo capacitar, por meio de um conjunto de conhecimentos pedagógicos elementares de didática e técnicas de ensino/aprendizado, (i) estudantes dos cursos técnicos e de graduação do campus, (ii) estudantes das instituições parceiras do projeto, e (iii) demais profissionais da área da educação. A metodologia de ensino envolverá aulas teóricas e oficinas, nas quais serão trabalhados conteúdos tais como: teorias da aprendizagem, didática do professor, técnicas de disseminação da informação, planejamento pedagógico e avaliação da aprendizagem. Espera-se ao final, formar discentes com conteúdos elementares para desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem.

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